segunda-feira, 30 de junho de 2008

Finalmente alguém se tocou e criou a era das táticas Publicitárias

Eu tava pensando esses dias, nas propagandas que estamos acostumados a ver por aí. É óbvio que nem sempre foi assim, mas, quando tentamos imaginar as antigas e ultrapassadas da época sem tecnologia, fica difícil vizualizar algo... "convincente", já que temos todo um esteriótipo formado quando à propagandas de qualidade. Mas, não se trata só de avaliar recursos gráficos. é uma questão de tática. Hoje em dia, tudo na publicidade tem que ser devidamente bem pensado. Desde as cores, o Target, a estratégia, a veiculação... Antigamente não era assim. O produto era divulgado de uma forma beeeem mais literal e direta, o que, sabemos hoje, não é uma boa estratégia, já que pra convencer o público, tem que apelar pro emocional, pra reação, enfim, fazer algo que diferencie a campanha e a torne facilmente lembrada.
Isso talvez não seja tanta novidade, mas o que talvez seja é que, quem descobriu tudo isso, não o fez de uma hora pra outra. Demorou séculos. (literalmente).

1808
O primeiro anúncio, referente à venda de um imóvel, é publicado na Gazeta do Rio de Janeiro.
1809
A escravidão torna-se tema recorrente na publicidade brasileira.
1838
Surgem nos jornais do Rio de Janeiro os anúncios de produtos farmacêuticos importados, como o Elixir de Boubée e o Elixir do Dr. Guillié. Os laboratórios se tornariam a partir de então os maiores anunciantes do país.
1875
Chegam ao mercado brasileiro — e aos anúncios de jornais — produtos como Farinha Láctea Nestlé e Emulsão de Scott.
1891
É fundada em São Paulo a primeira agência de propaganda do Brasil, a Empresa de Publicidade e Comércio, que funcionaria até 1915.
1900
A indústria gráfica passa a usar novas tecnologias, como litografia e fotogravura, modernizando a apresentação dos anúncios e abrindo espaço para o lançamento das revistas ilustradas.
1910
Anúncios de marcas como Antarctica, Singer, Brahma, Gillette e Mappin Stores aparecem em revistas como O Malho, O Tico-Tico e Fon Fon.
1920
O escritor Monteiro Lobato cria campanha publicitária com o personagem Jeca Tatuzinho para o Biotônico Fontoura.
1929
A agência americana J.Walter Thompson abre sua filial em São Paulo para atender à conta da General Motors e inicia um grande processo de modernização da publicidade brasileira.
1935
A McCann Erickson abre seu escritório no Rio de Janeiro para atender à conta da Standard Oil e sua marca Esso.
1945
A publicidade se consolida no país e o primeiro Anuário de Publicidade contabiliza 32 agências em funcionamento no país. Os maiores anunciantes do ano são RCA Victor, General Electric, General Motors, Pan American World Airways, Philips e Ford.
1950-2008
Na década de 50, a publicidade reflete a transição do país agrário para o país urbanizado e industrial. A chegada da televisão e novos meios de comunicação lançam as bases da propaganda moderna nos padrões como conhecemos hoje.

Enfim... aqui estamos nós, na era e no alge das muuuuitas estratégias e táticas publicitárias. Saber, porém, quais são elas uma por uma, não é algo muito interessante pra se por em um blog como esse, então, estudemos os 4 anos de Publicidade e Propaganda... vai ser bem fácil entender.

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