A 55ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes acabou ontem, dia 21 de junho de 2008. O Brasil terminou essa edição com um placar superior em prêmios em relação ao ano anterior. São 41 Leões, ante 30 em 2007. O número de ouros, no entanto, caiu de seis no ano passado para um este ano. Confira agora os vencedores do Cannes Lions 2008, os ganhadores dos Grand Prix das 10 categorias:
[GP de Filme
Na subcategoria Filme para TV e Cinema, o vencedor foi o já esperado “Gorilla” da Cadbury, criado pela Fallon de Londres e com produção da Blink.
Já na subcategoria Filme para Internet, mobile e outras telas, o Grand Prix foi para a campanha de “Halo 3″, criada pela McCann Erickson. São 3 filmes: “Hunted”, “Enemy Weapon” e “Gravesite”, com produção da Go Film, MJZ e T.A.G.
[GP de Promo
Nesta categoria, o GP foi para o projeto multimídia integrado "HBO Voyeur", criado pela BBDO NY. A campanha é toda baseada no voyeurismo, permitindo ao espectador acompanhar e interagir com 12 histórias que ocorrem simultaneamente e se cruzam em Nova York. São 5 locais diferentes, incluindo 8 apartamentos fictícios de um prédio na esquina da Broome Street com a Ludlow Street.
O usuário clica na janela que deseja espiar, e acompanha uma história que parece durar horas mas, na verdade, são apenas 5 minutos de vídeo em loop. O conteúdo foi expandido para celular, atuação em redes sociais e em um blog onde era possível descobrir mais sobre os personagens que estão sendo observados.
O projeto, que custou entre 7 e 10 milhões de dólares e levou quase 1 ano para ser concluído, da mesma maneira que é apresentado no site, foi exibido em tamanho gigante na fachada de um prédio, justamente entre Broome e Ludlow Street, dando a impressão de estar ocorrendo em tempo real.
Nesta categoria, o GP foi para o projeto multimídia integrado "HBO Voyeur", criado pela BBDO NY. A campanha é toda baseada no voyeurismo, permitindo ao espectador acompanhar e interagir com 12 histórias que ocorrem simultaneamente e se cruzam em Nova York. São 5 locais diferentes, incluindo 8 apartamentos fictícios de um prédio na esquina da Broome Street com a Ludlow Street.
O usuário clica na janela que deseja espiar, e acompanha uma história que parece durar horas mas, na verdade, são apenas 5 minutos de vídeo em loop. O conteúdo foi expandido para celular, atuação em redes sociais e em um blog onde era possível descobrir mais sobre os personagens que estão sendo observados.
O projeto, que custou entre 7 e 10 milhões de dólares e levou quase 1 ano para ser concluído, da mesma maneira que é apresentado no site, foi exibido em tamanho gigante na fachada de um prédio, justamente entre Broome e Ludlow Street, dando a impressão de estar ocorrendo em tempo real.
[GP de Outdoor
O case "HBO Voyeur", além do GP de Promo também ganhou o prêmio máximo na categoria Outdoor.
Os resultados do case: foram mais de 3200 pessoas presentes no evento em Manhattan, mais de 1 milhão de visitantes no site nas primeiras 3 semanas, e mais de 500 menções da campanha em blogs.
“HBO Voyeur” tinha grandes chances de levar também o GP de Titanium.
Os resultados do case: foram mais de 3200 pessoas presentes no evento em Manhattan, mais de 1 milhão de visitantes no site nas primeiras 3 semanas, e mais de 500 menções da campanha em blogs.
“HBO Voyeur” tinha grandes chances de levar também o GP de Titanium.
[GP de Titanium
O Grand Prix de Titanium, que classifica os trabalhos mais elaborados que envolvem várias ações de marketing e o uso de múltiplos canais de comunicação para passar as mensagens das marcas, foi dado para uma campanha focada em blogs. O "UNIQLOCK" é um widget da grife japonesa UNIQLO, criado para se tornar uma ferramenta que conecte a marca com as mídias sociais e ampliar seu conhecimento global.
O widget é uma fusão de relógio, música e dança, que tornou milhares de blogs uma espécie de vitrine 24 horas para as roupas da UNIQLO, e com link diretamente para a loja online. Como resultado, a agência Projector de Tóquio apresentou os números: 27 mil widgets instalados, em blogs de 76 países diferentes, e mais de 68 milhões de views.
O Grand Prix de Titanium, que classifica os trabalhos mais elaborados que envolvem várias ações de marketing e o uso de múltiplos canais de comunicação para passar as mensagens das marcas, foi dado para uma campanha focada em blogs. O "UNIQLOCK" é um widget da grife japonesa UNIQLO, criado para se tornar uma ferramenta que conecte a marca com as mídias sociais e ampliar seu conhecimento global.
O widget é uma fusão de relógio, música e dança, que tornou milhares de blogs uma espécie de vitrine 24 horas para as roupas da UNIQLO, e com link diretamente para a loja online. Como resultado, a agência Projector de Tóquio apresentou os números: 27 mil widgets instalados, em blogs de 76 países diferentes, e mais de 68 milhões de views.
[GP de Impresso
Na categoria Press o prêmio máximo foi para a DDB África de Sul, com uma campanha para as pilhas de lithium Energizer. Focada nos pais, os anúncios foram criados para época do Natal, lembrando porque não se deve deixar os brinquedos de uma criança sem pilha.
[GP de Design
O Grand Prix na nova categoria Design foi para a agência inglesa Turner Duckworth, pela criação da nova identidade das latas e outros materiais da Coca-Cola. A reestilização aproximou as embalagens de seu estilo clássico, mais simples e limpas. O trabalho já havia ganho prêmio no FAB Awards 2008, voltado exclusivamente para design no segmento alimentício e bebidas.
O Grand Prix na nova categoria Design foi para a agência inglesa Turner Duckworth, pela criação da nova identidade das latas e outros materiais da Coca-Cola. A reestilização aproximou as embalagens de seu estilo clássico, mais simples e limpas. O trabalho já havia ganho prêmio no FAB Awards 2008, voltado exclusivamente para design no segmento alimentício e bebidas.
[GP de Cyber
Em Cyber são 3 Grand Prix distribuídos em Cannes Lions.
Em Cyber são 3 Grand Prix distribuídos em Cannes Lions.
Na categoria Interactive Campaign, o prêmio ficou com os japoneses da Projector, pelo site da Uniqlock. Em Online Advertising, o GP foi para a agência MediaFront da Noruega, com o trabalho "SOL Comments" para Scandinavia Online. E por fim, o GP de Viral foi para a campanha "Year Zero", criada pela 42 Entertainment para o Nine Inch Nails.
[GP de Media
O Grand Prix de Media foi para a agência sueca Forsman & Bodenfors. A criação foi para a AMF Pension: um peça de mobiliário urbano que pedia as pessoas que enviassem, via celular, uma foto para determinado número. Minutos depois, a pessoa recebia de volta a mesma foto simulando sua aparência com 70 anos de idade.
A estratégia foi voltada para persuadir jovens urbanos, que não desgrudam do celular, de que precisam de um plano de previdência.
O Grand Prix de Media foi para a agência sueca Forsman & Bodenfors. A criação foi para a AMF Pension: um peça de mobiliário urbano que pedia as pessoas que enviassem, via celular, uma foto para determinado número. Minutos depois, a pessoa recebia de volta a mesma foto simulando sua aparência com 70 anos de idade.
A estratégia foi voltada para persuadir jovens urbanos, que não desgrudam do celular, de que precisam de um plano de previdência.
[GP de Direct
O ganhador do Grand Prix de Direct, foi criado pela JWT para o jornal The Times Of India. O objetivo da campanha era captar nos indianos o espírito de ressurgimento de uma nação, convocando-os a sairem da inércia para se transformarem na cara de um novo país.
O que o The Times Of India fez foi criar uma causa que teve repercussão e adesão de diversos outros veículos de comunicação, empresários, ativistas sociais, celebridades, artistas, etc, transformando a campanha em domínio público. Assim, o jornal passou de apenas um veículo para um catalisador de mudança social.
O ganhador do Grand Prix de Direct, foi criado pela JWT para o jornal The Times Of India. O objetivo da campanha era captar nos indianos o espírito de ressurgimento de uma nação, convocando-os a sairem da inércia para se transformarem na cara de um novo país.
O que o The Times Of India fez foi criar uma causa que teve repercussão e adesão de diversos outros veículos de comunicação, empresários, ativistas sociais, celebridades, artistas, etc, transformando a campanha em domínio público. Assim, o jornal passou de apenas um veículo para um catalisador de mudança social.
[GP de Radio
O Grand Prix de Radio, este ano, foi para o Japão. Foi conquistado pela Dentsu de Tóquio com o trabalho "Shutter Chance", produzido para a Canon, divulgando a câmera Eos Kiss Digital.
[BBDO NY é Agency of the Year
O título de Agency of the Year foi para a BBDO de Nova York. A confirmação só aconteceu na manhã de sábado, ontem, com o resultado dos Film Lions, onde a agência nova-iorquina conquistou três Leões de Ouro, dois pratas e três bronzes em Film e superou pontuação da AlmapBBDO, segunda colocada entre todas as agências com a DDB de Londres na terceira posição. No ranking rede, a BBDO também confirmou a condição de Network of the Year com as generosas contribuições de suas bases de Nova York, São Paulo e Johanesburgo. A DDB ficou em segundo, seguida da Saatchi & Saatchi.
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