Marketing de emboscada? O que é isso?
Calma, não é nenhuma forma de assalto. O "Ambush Marketing" é apenas tirar proveito de um evento ou um acontecimento onde tenha grande concentração de pessoas para divulgar a marca. Lembrando o marketing de guerrilha e gerando um viral, a emboscada tem como princípio não comprar mídia. Ou seja, inserir a marca de uma forma não oficial, e sem custo de veiculação ou de aparição. É pensar em soluções para divulgar a marca com mais criatividade, relevância e atingir o público-alvo. Chamar a atenção para sua marca de forma diferente, e sem custo de mídia.
Você deve estar quebrando a cabeça para saber como isso funciona. Acontece em diversos tipos de eventos, porém é mais comum no meio dos esportes, porque sempre atrai a mídia (dando grande repercussão), sendo visto por muitas pessoas (audiência!).
Onde isso já aconteceu? Na Copa do Mundo de 2006, eis que Ronaldinho Gaúcho aparece com uma faixa da Nike na cabeça. O que isso tem de mais? A patrocinadora oficial da Copa era a Adidas, cujo investimento chegou a 35 milhões de dólares. Outra emboscada esportiva aconteceu na maratona de Boston de 2003, onde estudantes maratonistas tatuaram Reebok na testa, sendo que a patrocinadora era a Adidas. No final das contas, de que marca as pessoas vão se lembrar?
Em um desfile de moda, a Apple entregou um macbook para Gisele Bündchen e outro para Alessandra Ambrosio, pegando carona nas milhares de fotos que circularam na mídia com as modelos e seus macs. Houve também uma ação da Ariel na Festa de San Gennaro, uma festa italiana com muita massa, e... muito molho. Entre as lambanças dos 20 mil visitantes diários, vários agentes circulavam com uma camiseta branca suja com molho de tomate, e nas costas escrito: “Manchou?”. Também foram distribuídos guardanapos com a mensagem: "As Lembranças da Festa de San Gennaro ficam. As manchas não. Ariel 5 estrelas remove até manchas secas." Ou seja, enquanto os guardanapos estavam nas mãos das pessoas e os agentes "manchados" de Ariel dançavam com o povo, o banner do patrocinador Bradesco ficava na parede.
Calma, não é nenhuma forma de assalto. O "Ambush Marketing" é apenas tirar proveito de um evento ou um acontecimento onde tenha grande concentração de pessoas para divulgar a marca. Lembrando o marketing de guerrilha e gerando um viral, a emboscada tem como princípio não comprar mídia. Ou seja, inserir a marca de uma forma não oficial, e sem custo de veiculação ou de aparição. É pensar em soluções para divulgar a marca com mais criatividade, relevância e atingir o público-alvo. Chamar a atenção para sua marca de forma diferente, e sem custo de mídia.
Você deve estar quebrando a cabeça para saber como isso funciona. Acontece em diversos tipos de eventos, porém é mais comum no meio dos esportes, porque sempre atrai a mídia (dando grande repercussão), sendo visto por muitas pessoas (audiência!).
Onde isso já aconteceu? Na Copa do Mundo de 2006, eis que Ronaldinho Gaúcho aparece com uma faixa da Nike na cabeça. O que isso tem de mais? A patrocinadora oficial da Copa era a Adidas, cujo investimento chegou a 35 milhões de dólares. Outra emboscada esportiva aconteceu na maratona de Boston de 2003, onde estudantes maratonistas tatuaram Reebok na testa, sendo que a patrocinadora era a Adidas. No final das contas, de que marca as pessoas vão se lembrar?
Em um desfile de moda, a Apple entregou um macbook para Gisele Bündchen e outro para Alessandra Ambrosio, pegando carona nas milhares de fotos que circularam na mídia com as modelos e seus macs. Houve também uma ação da Ariel na Festa de San Gennaro, uma festa italiana com muita massa, e... muito molho. Entre as lambanças dos 20 mil visitantes diários, vários agentes circulavam com uma camiseta branca suja com molho de tomate, e nas costas escrito: “Manchou?”. Também foram distribuídos guardanapos com a mensagem: "As Lembranças da Festa de San Gennaro ficam. As manchas não. Ariel 5 estrelas remove até manchas secas." Ou seja, enquanto os guardanapos estavam nas mãos das pessoas e os agentes "manchados" de Ariel dançavam com o povo, o banner do patrocinador Bradesco ficava na parede.
No mês passado, 48 pessoas uniformizadas (47 “bandidos de preto e 1 “policial” de branco) invadiram a Maratona de São Paulo, prova que reuniu 12 mil atletas e não-atletas e com uma grande audiência presencial e televisiva. O objetivo era divulgar a série 9mm São Paulo, do canal FOX e mostrar que na cidade de São Paulo, para cada policial, existem 47 bandidos. [Assista o vídeo abaixo]:
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Uma recente “vítima” de emboscada foi o candidato à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. Durante um discurso, os três rapazes que se posicionavam atrás dele estavam usando camisetas da marca “Abercombrie & Fitch” [Foto ao lado e vídeo abaixo]. Já era, ganhou a mídia. Ou seja, lição do dia: nem sempre quem paga mais, é quem atinge os maiores resultados! Pense nisso!
[O diretor de planejamento da agência Espalhe, Gustavo Fortes, deu uma entrevista ao Mundo do Marketing [onde fala sobre Marketing de Guerrilha e de Emboscada - eu agarântiu!]
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