quinta-feira, 17 de julho de 2008

IV Congresso Brasileiro de Publicidade diz NÃO à censura

Pois é... o IV Congresso Brasileiro de Publicidade acabou ontem à tarde. Já que você num teve dinheiro para ir à esse grande congresso [e nem eu], fica aqui a tese geral lida pelo presidente do evento, Dalton Pastore, no encerramento. Essa tese geral, aprovada por aclamação pela sessão plenária que contou com a presença de cerca de 800 pessoas, sintetiza os temas discutidos no congresso como a postura contrária à censura, a auto-regulamentação da publicidade e o repúdio ao desgaste das concorrências.
[Deixe de pregüiça e leia tudo!]
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Tese Geral do IV Congresso Brasileiro de Publicidade
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A comunicação é uma indústria formada por veículos, agências de todas as disciplinas e fornecedores de serviços, que, em conjunto, têm o dever de fazê-la eficiente e atrativa para os clientes, rentável para as empresas que a compõem e respeitada pela sociedade.
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É dever das empresas, inclusive as da indústria da comunicação, a busca da rentabilidade e lucro, resultantes dos serviços que prestam e da justa remuneração recebida por eles, de forma a poder cumprir com todas as suas obrigações empresariais, fiscais, contábeis, sociais, éticas...
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... e a poder investir no treinamento e desenvolvimento profissional de seus colaboradores, oferecer a eles os benefícios comuns às empresas prósperas e a poder bem recepcionar novos profissionais formados pelas escolas de comunicação.
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O IV Congresso incentiva toda a sociedade ao debate sobre a auto-regulamentação da publicidade no âmbito do Conar.
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O IV Congresso denuncia e repudia:
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a) todas as iniciativas de censura à liberdade de expressão comercial, inclusive as bem intencionadas;
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b) os formatos e a freqüência das concorrências entre agências e entre fornecedores, que geram desgastes e custos exagerados;
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c) os contratos leoninos, resultado do desequilíbrio de forças entre contratantes e contratados, que imputam a agências e fornecedores responsabilidades exageradas e condições injustas.
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O IV Congresso defende a livre iniciativa, a liberdade de escolha do consumidor e a liberdade de expressão comercial.
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O IV Congresso apóia o Projeto de Lei 3305 de 2008, que reconhece o CENP como entidade certificadora das agências de publicidade e aperfeiçoa as licitações de serviços publicitários no setor público.
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O IV Congresso apóia a Frente Parlamentar da Comunicação Social.
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O IV Congresso ressalta a importância fundamental da ética para o reconhecimento social da indústria da comunicação e para sua prosperidade econômica, e recomenda a adoção de um código de conduta único para todas as empresas que a compõem.
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A publicidade livre e responsável sustenta a liberdade de imprensa, assegura a diversidade das fontes de informação para a sociedade e a difusão de cultura e entretenimento para toda a população.
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São Paulo, 16 de julho de 2008

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