quarta-feira, 24 de setembro de 2008

[Palestra] Identificando a mídia


[Youtube]

Não é todo dia que um curso de Comunicação Social recebe a presença de um experiente e renomado profissional da área publicitária. Flávio Nara, um publicitário que já atuou em diversas agências, hoje é diretor de mídia da agência Z+. Ele esteve presente na 8ª Semana de Comunicação nesta terça-feira, 23, para apresentar e discutir um balanço do mercado publicitário nos últimos 50 anos.

De 1975 pra cá, Nara trabalhou em agências como a McCann Erickson e W/Brasil. Já teve em suas mãos as contas da Coca-Cola, Esso, McDonalds, Bom Bril, entre outras. Desempenhou outras funções dentro de agências, mas na maior parte do tempo dedicou-se a ocupar o cargo de mídia. A rápida análise de seu currículo permite a qualquer estudante sonhar com o sucesso profissional.

Baseado no tema “Identificando a mídia”, o publicitário fez uma abordagem de todos os meios de comunicação, exceto o celular, e apresentou as vantagens e desvantagens de cada uma, mostrando os pontos favoráveis e não favoráveis para o profissional de mídia atuar. O tema pareceu causar interesse nos alunos, principalmente aos publicitários, que com o slogan da Semana na cabeça, “identificaram-se” com o assunto.

De acordo com os dados apresentados por ele, a televisão é o meio que hoje atinge quase que totalmente a população brasileira. O rádio começou a perder espaço para a TV no final dos anos 70, quando esta começava a se popularizar. Porém, ainda é a segunda mídia que mais atinge pessoas no Brasil.

Flávio Nara apresentou dados referentes aos melhores horários para anunciar nesses diversos meios e como é necessário saber quem é seu público alvo, justamente para usar a ferramente certa, ou seja, a mídia certa. Ele lembrou que profissionais que não tem essa visão acabam perdendo o dinheiro do seu cliente, além de afundar toda a campanha.

Mas o palestrante destacou um ponto interessante. Após a palestra, Nara participou de uma entrevista em que tirou dúvidas dos alunos refente ao mercado publicitário e destacou o avanço da internet e o número de portas que se abrem nesse campo para a atuação do profissional. Mesmo não sendo ainda um mercado forte, deve ser visto como oportunidade, por estar em constante expansão.

Jefferson Paradello

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