domingo, 30 de novembro de 2008

[Artigo] Todos Conseguem Concluir!


.

Estrecc, Tccendo, Tcc. Estes são alguns nicks que meus amigos postaram em seus msn's na última semana. Cerca de sete deles se formam este ano, então, dá pra entender porque resolvi escrever sobre este assunto.

.

Desde o 1° ano os alunos já se deparam com o desconhecido TCC. Que tema fazer? Qual vai ser meu grupo? Será que vai dar tempo? O trabalho mostra-se como algo inatingível, mas a leitura e orientação dos professores fazem toda a diferença. Nesta etapa do ano em que estamos muitos apresentam os trabalhos que podem levá-los para o mercado de trabalho. Não é necessário, porém, temer o TCC. Ao longo do curso você terá tempo de amadurecer suas idéias e fazer um bom trabalho.

.

Estive lendo algumas dicas sobre o processo antes de tudo. Bom, estou no 3° ano e já comecei a tomar o rumo do meu trabalho. Pesquisei em alguns lugares e achei um site bem interessante que se chama Cia de Talentos. Eles não apenas oferecem dicas, mas também oportunidades de estágio e trainnes para estudantes.

.

Abaixo postei alguns pontos interessantes que servem para todos nós, desde o 1° ano de curso, para encarar o TCC.

.

1) Escolha um tema que tenha afinidade

.

2) Escolha se vai fazer sozinho ou em grupo, veja suas afinidades com as pessoas. Alguns cursos não permitem que os trabalhos sejam feitos em grupo, certifique-se sobre o seu.

.

3) Administre seu tempo. Não deixe que as coisas se acumulem e tudo sobre pra última hora.

.

4) Leia o que os professores passam e também procure livros por si próprio.

.

5) Seja humilde. Reconheça os apontamentos que os professores fazem, para a melhoria do trabalho.

.

Estas dicas não precisam ser seguidas só quando se chega ao 4° ano. Pelo contrário, elas podem e devem se adotadas desde o 1°ano. Não se sinta pressionado a formatar seu trabalho no início do curso, mas, veja os assuntos que mais lhe chamam a atenção e dedique-se a isso. Afinal, nada de strecc, porque todos conseguem concluir!

Priscila Baracho

Nenhum comentário:

Postar um comentário