terça-feira, 14 de julho de 2009

Stop Motion - Bengala para a falta de imaginação?

No auge da popularidade, a técnica de animação conhecida como Stop Motion tomou conta das telas de cinema e agora também do mundo da publicidade. Também, é notável o tamanho da evolução que essa prática sofreu desde 1861 [ano de sua criação] até hoje.

Só pra refrescar sua memória, filmes como “A Fuga das galinhas” e o primeiro sucesso de “King Kong” (1933) têm como protagonistas bonecos feitos com muita arte e com engenhosos mecanismos de movimento, que filmados quadro a quadro, dão a ilusão de estarem se mexendo.



Hoje em dia, é claro, a tecnologia de animação proporciona ainda mais meios para que essa técnica consiga reproduzir movimentos iguaisinhos aos de um ser humano ou animal (seja lá o que for).

Levando essa tendência para a publicidade, recentemente um escândalo envolveu a nova propaganda para televisão das lojas Riachuelo. Supostamente, o VT foi plágio de um vídeo exibido no Youtube com o nome de Her Morning Elegance, um Stop Motion de grande sucesso.

Aproveitando também a boa idéia de Aviv, o curso de Publicidade e Propaganda mais reconhecido do Distrito federal [IESB], fez sua campanha institucional mais do que inspirada no Vídeo.

Assista os três vídeos, tire suas próprias conclusões [a favor ou não] e divida com a gente sua opinião.


Vídeo Original - Her Morning Elegance




Vídeo IESB
[comparação feita entre partes do vídeo de Aviv e do IESB]




Vídeo Riachuelo


Um comentário:

  1. Vou plagiar dezenas de pessoas com esse comentário, mas nada se cria tudo se copia. E podemos ver que mesmo com verbas muito maiores os plágios não superam o original.

    http://evilbannanas.blogspot.com/

    ResponderExcluir