domingo, 4 de outubro de 2009

Palestra Leandro Lopes

Neste domingo, dia 04 de outubro, começou a “Semana de Comunicação”. A noite de estréia contou com a presença do jornalista Leandro Lopes e o [sub estava lá contando presença (claro!).
Veja os pontos principais discutidos.

1) As pessoas não tem medo de assistir cultura, elas não tem hábito. Geralmente achamos que os programas culturais de TV são “chatos”, mas a verdade é que estamos acostumados com outra forma de audiovisual.

2) Televisão não tem conceito. A forma acelerada como as coisas acontecem não deixa o espectador refletir. A TV será de qualidade quando o público for de qualidade e vice-versa.

3) Existe público interessado em cultura. O que não existe é produção suficiente de programas culturais [que tal ser proativo e começar a criar?].

4) É preciso pensar de forma “youtubiana”. Jornais e TV são apenas reproduzidos na web sendo que conteúdo para internet deveria ter um formato próprio.

5) Patafísica. Pensar o que é exceção, fazer pautas adversas e colocar em novos formatos. O óbvio deixou de ser interessante [Veja blog do programa Fiz + Sotaques, webtv grupo Abril, indicado pelo Leandro].

6) Conceito + Idéia – técnica de produção = está valendo. O importante é colocar o conteúdo de uma forma que possa render fruto de trabalho.

7) Óbito da língua portuguesa. Jornalista precisa saber escrever [publicitário, médico, pedreiro, estudante etc. também] e o texto precisa ter começo, meio e fim. Ler literatura ajuda.

8) Ser cara de pau. É isso que um comunicador precisa [principalmente o recém formado]. Não é difícil chegar às pessoas, mais difícil é esperar o primo do amigo entregar seu currículo.

--
-Leandro Lopes (o currículo do cara é enorme, então a gente passa pra vocês só o mais importante!) é formado em jornalismo pela Universidade Tiradentes.
-Escreve para os jornais “Estado de Minas Gerais” e “Tempo”.
-Colaborador do site Overmundo.
-Foi selecionado em 2004 no programa Rumos Itaú Jornalismo Cultural.
-Blog do Leandro

Se você quiser o contato do Leandro pede pra gente por e-mail.

Érica Lucile

Nenhum comentário:

Postar um comentário