quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

As Empresas e as Mídias Sociais

Um universo repleto de fakes, trolls, anônimos e outros bichos estranhos. Bem-vindo ao mundo das mídias sociais! Como as empresas devem trabalhar e fazer marketing nesse espaço? Debate com João Ciaco, Edmar Bulla, Raphael Vasconcellos mediados por José Saad Neto.

Que mídias sociais está na moda, isso é fato. Mas será que as empresas estão agindo corretamente no meio digital? A partir do momento que uma empresa se disponibiliza online, ela tem que estar disposta a ouvir. O espaço está aberto, o laço foi cortado, a parede quebrada (ok, entendi), agora o consumidor tem com quem falar/xingar/reclamar/elogiar.


Estar nas mídias sociais não se trata apenas de "falação" e posts atualizados, mas de relacionamento, de ouvir e responder, dar atenção. Todo mundo virou produtor de conteúdo, hoje a internet é acessível a maioria, e todos querem produzir alguma coisa, mas nas empresas não adianta produzir muito sem ouvir nada.

Produzir conteúdo, por fim, é promover um ambiente onde as pessoas que tem os mesmos interesses com os da sua marca possam conversar!


Outro erro das empresas é tentar levar a publicidade tradicional massiva para os meios digitais. Antes a publicidade entrava na vida das pessoas sem pedir permissão. Nos meios digitais existe uma publicidade no-interruption onde você não promove um diálogo mas pede permissão para dialogar em poucos ambientes.

Muitas vezes as empresas tem medo de ganhar problemas ao estar presente nas mídias sociais. Mas os problemas podem se tornar opotunidades! Porque? Se um consumidor é bem tratado e seu problema é resolvido, sua marca estará presente na vida dele para sempre e ele se tornará um cliente!

Hoje os clientes (marcas/empresas) tem um certo preconceito com o meio digital, por isso devemos ser evangelizadores dessa ferramenta. Aos poucos mostrar sua importância e influenciar as marcas a partiicparem dessa cultura. Poucas são as empresas que não tem nenhuma presença digital.

Um ponto importante que foi levantado é a questão da formação. As empresas não percebem o tamanho da responsabilidade que carregam ao se comunicar com um consumidor via redes sociais e acabam colocando "qualquer pessoa" (estagiário ou nós os [sub, nada contra) para trabalhar.

É importante colocar alguém capacidado (inclui formação e/ou experiência) na área para conversar diretamente com seus clientes, não adianta compartilhar informação sem formação.

Por fim, a dica para as empresas se destacarem nas mídias sociais é encontrar dentro do perfil da sua marca o que ela tem de social e a partir daí levar isso para o mundo online.




Dica do Edmar Bulla para os da nova geração é buscar conhecimento clássico, saiba sobre marketing e pessoas, agregue conhecimento básico para depois crescer e mostrar sua capacidade no meio digital.

Veja aqui a palestra na íntegra

Acompanhe a cobertura de #socialmedia na #cpbr5 pelo nosso twitter e facebook >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário