terça-feira, 17 de junho de 2008

Ctrl C, Ctrl V - Um brinde à originalidade!

Sei que um blog sobre publicidade deveria ter o básico: o que é atendimento, planejamento, criação, mídia... blá blá blá
É simples, isso você encontrará isso em milhares de blogs, nem é preciso muito esforço.
Porém, nesse meu (pen)último post (valendo nota) quero dedicar às pessoas talentosas que criam, inovam... e são originais! Por isso, estou escrevendo letra por letra... sem cópias do wikipédia, ou sites da internet...
Motivado pelo belo ato da Jeh de "pegar emprestado" meu artigo... me inspirei para postar sobre um assunto que não requer inspiração: PLÁGIO!... ou seria apenas coincidência?
Quem nunca viu um filme de irmãos gêmeos separados na maternidade e que muitos anos depois se encontram? Isso existe? Talvez... Quem sabe a propaganda que você criou não tem uma "irmã gêmea" do outro lado do mundo... e você aqui, se achando O original.
Plágio na publicidade é mais comum do que se imagina... pode ser um "plágio inconsciente" ou um "plágio ninguém-nunca-vai-descobrir"... porém, é plágio do mesmo jeito.
Há um site francês especializado em caçar "publicidades gêmeas" ao redor do mundo. Com variedade de meios e categorias, o Joe La Pompe mostra diversas propagandas parecidas, de vários países e tem até um ranking das agências com as propagandas menos originais (ou seja, copionas mesmo!).
Aqui vão alguns exemplos de propagandas, no mínimo diria... parecidinhas...
Há algumas com imagens, idéias e até frases semelhantes!
























_____________________________________



Tiradinha da vez:

Nenhum comentário:

Postar um comentário