segunda-feira, 16 de junho de 2008

Marketing Viral e Marketing de Guerrilha

Você já deve ter ouvido falar sobre isso e deve estar se perguntando: What-a-hell é Marketing Viral, Buzz Marketing e Marketing de Guerrilha? Então aqui vai uma explicação tão fácil que até você vai conseguir entender!

[Marketing Viral

"A técnica do marketing viral é contaminar as redes de relacionamento atingindo pessoas com interesses comuns e depois se concentrar em vender algo com base no perfil demográfico desse grupo.
.
Porém o marketing viral não fica apenas na propagação voluntária, como nos convite para um amigo participar de um site de relacionamento, ou compulsória, como propaganda acrescentada no final de mensagens de e-mail. Em alguns casos o que se busca é criar rumor sobre algum produto ou serviço com algo tão atraente que as pessoas se sintam motivadas a compartilhar isso com amigos". Mario Persona
.
Para ter uma idéia do poder do "buzz" e do marketing viral, pense no Cirque du Soleil, uma companhia com mais de 3 mil pessoas que teve seu espetáculo visto por 50 milhões de pessoas ao longo de seus 20 anos de vida. Enquanto isso, um palestrante motivacional e dançarino, Judson Laipply, ficou mundialmente famoso graças aos quase 89 milhões de espectadores que recebeu com seu vídeo "Evolution of Dance" no YouTube e ao boca-a-boca que essas pessoas geraram. Ou como o vídeo aqui do [Sub "Publicidade ou Propaganda?", que sem divulgação, em 10 horas no Youtube já foi visto mais de 60 vezes.
.
Com características semelhantes ao Marketing Viral, o Buzz Marketing é novo. Porém no Buzz Marketing não há a necessidade de esconder seu objetivo, ter um tom cômico ou simplesmente passar uma mensagem sem dizer ao consumidor que ali existe a “venda” de um produto.

[Marketing de Guerrilha

O marketing de guerrilha é uma das técnicas de propaganda que cada vez mais ganha destaque. Com custos mais baixos do que os da propaganda tradicional, pode ser uma boa alternativa de divulgação para empresas com recursos financeiros limitados.
.
No blog da Espalhe, primeira agência de Marketing de Guerrilha no Brasil, há a seguinte definição: "Em uma sociedade saturada de informação, o maior risco é ser ignorado. As empresas precisam fugir do conforto e buscar vantagens competitivas em soluções novas e não-convencionais.
.
Essa é a nossa proposta: fazer um barulho diferente. Furar o congestionamento do mercado, onde milhares de produtos gritam por atenção e posicionar a sua marca ali, na rua, lado a lado com o seu consumidor. Para vencer esta guerra, nós utilizamos as armas de guerrilha: agilidade, ousadia e surpresa".
.
Um bom exemplo é a ação que a Santa Clara criou para divulgar a série 9mm da FOX em São Paulo. 200 pessoas foram algemadas nas grades, postes e árvores da Berrini e da Paulista, apresentando estatísticas sobre a polícia nas suas camisetas e chamando a atenção de quem passava apressado para resolver os seus afazeres diários. Uma solução e que dá resultado, ganhando grande destaque na mídia.
.

































Aprendeu?
Para ver outros exemplos desses Marketings todos? Veja mais abaixo algumas sugestões de posts relacionados ou vá na seção "marketing" logo ao lado.
_________________________________________________

Tirinha da vez:


Nenhum comentário:

Postar um comentário