E disse LH: "Façam um blog!"
[Pensamentos] Nossa, um blog! Hummm... interessante...
Mas... como eu faço um blog???
Se você está pensando em fazer um blog, mas não tem a mínima idéia, preste atenção.
O [Sub-estagiários conversou com quem manja do assunto, os autores de blogs sobre publicidade que estão bombando no momento. Nas entrevistas exclusivas, eles falam sobre o diferencial de seus blogs e o que não pode faltar em um ótimo blog.
[Perfil]
Adonis Alonso
Jornalista especializado em publicidade
Autor do livro "Meus amigos publicitários"
Criou o "Blog do Adonis" em 2005 por sugestão de Sérgio Valente, presidente da DM9 DDB.
Média de visitação do blog: 80 mil por mês
[E - Por que fazer um blog sobre publicidade? Qual o objetivo em se criar um blog como o "Blog do Adonis"?
Sou jornalista especializado na área. Durante 12 anos fui editor e diretor de redação do jornal Propaganda & Marketing. Deixei o jornal em 2001 mas continuei assinando lá a coluna Preto no Branco, uma das preferidas do mercado, até dezembro de 2006. Um ano antes, em dezembro de 2005, havia criado meu blog por sugestão do presidente da DM9 DDB Sergio Valente. Os blogs começavam a bombar e antes que alguém criasse um blog de notícias eu fiz o meu, aproveitando a experiência que tinha. Em pouco tempo o Blog já tinha muito acesso, ganhou um agente para cuidar da parter comercial e design diferenciado mesmo estando hospedado no UOL.
[E - O que você mais gosta no seu blog?
Pela minha formação, gosto dos furos jornalísticos. Mas também curto muito o fato do Blog permitir comentários e representar um espaço de discussão do mercado publicitário.
[E - Quantas pessoas acessam o "Blog do Adonis" diariamente?
O blog tem atualmente uma média de 2.500 acessos por dia e quase 80 mil por mês. Se considerar que só conto unique visitors ou seja, quem acessa só conta uma vez e tem à sua disposição 20 notas para leitura, o número é muito bom em se tratando de um segmento específico.
[E - O que não pode faltar em um ótimo blog? O que faz um blog ser ótimo?
O Blog deve cumprir a proposta apresentada. Tem ótimos blogs só com reprodução de anúncios ou comerciais que são ótimos. O meu tem que ser ótimo de informação.
[E - O que você diria para um estudante de publicidade?
Acho que não importa a carreira. Todas são difíceis, disputadas. Tem é que seguir a vocação. Quando te dizem que não tem mais espaço, não acredite. Quem for bom naquilo que escolheu fazer sempre terá oportunidade.
[Perfil]
Gabriel Jacob
Formado em Design de Publicidade e em Gestão de Comunicação Empresarial
Criou o "ADivertido" para interagir e se relacionar com outras pessoas que possuem os mesmos ideais.
Média de visitação do blog: 20 mil por mês
[E - Por que fazer um blog sobre publicidade?
Minha intenção sempre foi compartilhar as coisas mais interessantes do mercado que eu encontrava em minhas navegas pela internet. E, ao mesmo tempo, se tornar referência no que se diz respeito a blogs de publicidade.
[E - Qual o diferencial do "ADivertido"?
O nosso maior diferencial, é trazer novidades da comunicação, sem antes ter saído em algum outro blog da mesma categoria.
[E - O que não pode faltar em um ótimo blog? O que faz um blog ser ótimo?
Dedicação, coerência, transparência e credibilidade. Esses são os fatores que fazem um blog ser bom e representativo.
[E - Blogs feitos por publicitários são uma tendência?
Os blogs não são mais uma tendência, eles já fazem parte do cotidiano dos profissionais da área - seja lendo, ou gerando conteúdos.
[E - Deixe seu recado para os futuros publicitários.
Para um novo "entrante" neste mercado se destacar, ele precisa criar diferenciais. Um blog, é um diferencial, apesar de muitos estarem integrados com este meio, ainda é pequena a fatia de estudantes que possuem os seus.
A paixão pela sua carreira, pode ser o fator fundamental para o sucesso do mesmo.
[Perfil]
Matheus Costa
Quando começou a fazer Publicidade, já trabalhava na Petrobrás, embarcado em uma plataforma, com escala de 14 dias trabalhados por 21 de folga, o que o inviabilizava de tentar um estágio. Escrever um blog sobre propaganda (30 Segundos) foi a forma que encontrou de ficar atualizado e praticar o que aprendia na faculdade.
Média de visitação do blog: 500 visitantes por dia
[E - Qual o poder da influência que um blog como o "30 Segundos" tem para os estudantes, profissionais de publicidade e interessados?
Muitos estudantes entram em contato comigo para dizer que fizeram trabalhos utilizando o que escrevo aqui. Até em Portugal já fui referência. Para os profissionais de publicidade a influência do "30 Segundos" é promover debates muitas vezes bem passionais sobre o que eu escrevo e para o público "normal", os artigos esclarecem e mudam a opinião de muita gente.
[E - O que há de diferente no "30 Segundos" e o que você mais gosta nele?
O "30 Segundos" não é apenas mais um showcase de publicidade; nele as peças, as novidades e as polêmicas são analisadas com um olhar mais crítico, evocando o pensamento do leitor. Além disso, ainda tem os artigos sobre mídias sociais, muito raros na blogosfera nacional. A interação que um veículo como este proporciona fez com que eu conhecesse muita gente interessante do mercado publicitário e isso é inestimável. Acima de tudo, é um divertimento para mim. Escrevo sobre o que gosto e quando estou com vontade de escrever.
[E - O que não pode faltar em um ótimo blog? O que faz um blog ser ótimo?
O que não pode faltar em um ótimo blog é justamente aquilo que faz o blog ser ótimo: dedicação do autor ou autores e um conteúdo inteligente e relevante. Tem que ter opinião e saber argumentar para defendê-la.
[E - Blogs feitos por publicitários são uma tendência? Como serão blogs publicitários futuramente?
A tendência para publicar blogs está em todos os nichos de mercado. Os blogs são a tendência, independente do segmento. No futuro, haverão ainda mais deles e a integração será ainda maior por causa das ferramentas de microblog como o Twitter, que permitem um fluxo ainda mais instantâneo de informações entre os autores, o público e os outros blogs.
[E - Que dicas você daria a um estudante de publicidade?
Em primeiro lugar, um estudante de publicidade tem que gostar do que faz, não ter medo de concorrência, de expor suas idéias e buscar mais informações fora da faculdade. Depois, ele tem que tentar conhecer a fundo o que cada área da publicidade faz e ver com o que ele mais se identifica. O futuro sempre é animador para quem desenvolve o próprio talento se mantendo informado e estudando sempre. Quem se forma e diz "até que enfim parei de estudar", parou também de concorrer no mercado.
[Pensamentos] Nossa, um blog! Hummm... interessante...
Mas... como eu faço um blog???
Se você está pensando em fazer um blog, mas não tem a mínima idéia, preste atenção.
O [Sub-estagiários conversou com quem manja do assunto, os autores de blogs sobre publicidade que estão bombando no momento. Nas entrevistas exclusivas, eles falam sobre o diferencial de seus blogs e o que não pode faltar em um ótimo blog.
[Perfil]
Adonis Alonso
Jornalista especializado em publicidade
Autor do livro "Meus amigos publicitários"
Criou o "Blog do Adonis" em 2005 por sugestão de Sérgio Valente, presidente da DM9 DDB.
Média de visitação do blog: 80 mil por mês
[E - Por que fazer um blog sobre publicidade? Qual o objetivo em se criar um blog como o "Blog do Adonis"?
Sou jornalista especializado na área. Durante 12 anos fui editor e diretor de redação do jornal Propaganda & Marketing. Deixei o jornal em 2001 mas continuei assinando lá a coluna Preto no Branco, uma das preferidas do mercado, até dezembro de 2006. Um ano antes, em dezembro de 2005, havia criado meu blog por sugestão do presidente da DM9 DDB Sergio Valente. Os blogs começavam a bombar e antes que alguém criasse um blog de notícias eu fiz o meu, aproveitando a experiência que tinha. Em pouco tempo o Blog já tinha muito acesso, ganhou um agente para cuidar da parter comercial e design diferenciado mesmo estando hospedado no UOL.
[E - O que você mais gosta no seu blog?
Pela minha formação, gosto dos furos jornalísticos. Mas também curto muito o fato do Blog permitir comentários e representar um espaço de discussão do mercado publicitário.
[E - Quantas pessoas acessam o "Blog do Adonis" diariamente?
O blog tem atualmente uma média de 2.500 acessos por dia e quase 80 mil por mês. Se considerar que só conto unique visitors ou seja, quem acessa só conta uma vez e tem à sua disposição 20 notas para leitura, o número é muito bom em se tratando de um segmento específico.
[E - O que não pode faltar em um ótimo blog? O que faz um blog ser ótimo?
O Blog deve cumprir a proposta apresentada. Tem ótimos blogs só com reprodução de anúncios ou comerciais que são ótimos. O meu tem que ser ótimo de informação.
[E - O que você diria para um estudante de publicidade?
Acho que não importa a carreira. Todas são difíceis, disputadas. Tem é que seguir a vocação. Quando te dizem que não tem mais espaço, não acredite. Quem for bom naquilo que escolheu fazer sempre terá oportunidade.
[Perfil]
Gabriel Jacob
Formado em Design de Publicidade e em Gestão de Comunicação Empresarial
Criou o "ADivertido" para interagir e se relacionar com outras pessoas que possuem os mesmos ideais.
Média de visitação do blog: 20 mil por mês
[E - Por que fazer um blog sobre publicidade?
Minha intenção sempre foi compartilhar as coisas mais interessantes do mercado que eu encontrava em minhas navegas pela internet. E, ao mesmo tempo, se tornar referência no que se diz respeito a blogs de publicidade.
[E - Qual o diferencial do "ADivertido"?
O nosso maior diferencial, é trazer novidades da comunicação, sem antes ter saído em algum outro blog da mesma categoria.
[E - O que não pode faltar em um ótimo blog? O que faz um blog ser ótimo?
Dedicação, coerência, transparência e credibilidade. Esses são os fatores que fazem um blog ser bom e representativo.
[E - Blogs feitos por publicitários são uma tendência?
Os blogs não são mais uma tendência, eles já fazem parte do cotidiano dos profissionais da área - seja lendo, ou gerando conteúdos.
[E - Deixe seu recado para os futuros publicitários.
Para um novo "entrante" neste mercado se destacar, ele precisa criar diferenciais. Um blog, é um diferencial, apesar de muitos estarem integrados com este meio, ainda é pequena a fatia de estudantes que possuem os seus.
A paixão pela sua carreira, pode ser o fator fundamental para o sucesso do mesmo.
[Perfil]
Matheus Costa
Quando começou a fazer Publicidade, já trabalhava na Petrobrás, embarcado em uma plataforma, com escala de 14 dias trabalhados por 21 de folga, o que o inviabilizava de tentar um estágio. Escrever um blog sobre propaganda (30 Segundos) foi a forma que encontrou de ficar atualizado e praticar o que aprendia na faculdade.
Média de visitação do blog: 500 visitantes por dia
[E - Qual o poder da influência que um blog como o "30 Segundos" tem para os estudantes, profissionais de publicidade e interessados?
Muitos estudantes entram em contato comigo para dizer que fizeram trabalhos utilizando o que escrevo aqui. Até em Portugal já fui referência. Para os profissionais de publicidade a influência do "30 Segundos" é promover debates muitas vezes bem passionais sobre o que eu escrevo e para o público "normal", os artigos esclarecem e mudam a opinião de muita gente.
[E - O que há de diferente no "30 Segundos" e o que você mais gosta nele?
O "30 Segundos" não é apenas mais um showcase de publicidade; nele as peças, as novidades e as polêmicas são analisadas com um olhar mais crítico, evocando o pensamento do leitor. Além disso, ainda tem os artigos sobre mídias sociais, muito raros na blogosfera nacional. A interação que um veículo como este proporciona fez com que eu conhecesse muita gente interessante do mercado publicitário e isso é inestimável. Acima de tudo, é um divertimento para mim. Escrevo sobre o que gosto e quando estou com vontade de escrever.
[E - O que não pode faltar em um ótimo blog? O que faz um blog ser ótimo?
O que não pode faltar em um ótimo blog é justamente aquilo que faz o blog ser ótimo: dedicação do autor ou autores e um conteúdo inteligente e relevante. Tem que ter opinião e saber argumentar para defendê-la.
[E - Blogs feitos por publicitários são uma tendência? Como serão blogs publicitários futuramente?
A tendência para publicar blogs está em todos os nichos de mercado. Os blogs são a tendência, independente do segmento. No futuro, haverão ainda mais deles e a integração será ainda maior por causa das ferramentas de microblog como o Twitter, que permitem um fluxo ainda mais instantâneo de informações entre os autores, o público e os outros blogs.
[E - Que dicas você daria a um estudante de publicidade?
Em primeiro lugar, um estudante de publicidade tem que gostar do que faz, não ter medo de concorrência, de expor suas idéias e buscar mais informações fora da faculdade. Depois, ele tem que tentar conhecer a fundo o que cada área da publicidade faz e ver com o que ele mais se identifica. O futuro sempre é animador para quem desenvolve o próprio talento se mantendo informado e estudando sempre. Quem se forma e diz "até que enfim parei de estudar", parou também de concorrer no mercado.
___________________________________
Tirinha da vez:
Ahhhh...
ResponderExcluirMando benzão ein?
Safado...haiuehiuahea
bjao!
Loló