segunda-feira, 16 de junho de 2008

Não foi à Cannes? Desencannes!

Você não teve dinheiro pra ir à Cannes? Então Desencannes!
Entre nesse blog SuPimPa e conheça um pouco dessa mistura de publicidade e humor:
www.h4hga.blogspot.com

Tá, mas você sabe que é Cannes?
[Festival de Cinema? Nãooo!]

Até o dia 21 de junho, o balneário de Cannes, no sul da França, estará sendo palco do maior festival publicitário já realizado na história: o 55° Festival de Publicidade de Cannes.

Enquanto todos os blogs publicitários estão falando das milhares de peças brasileiras nos Shortlists, vamos ao básico. De onde surgiu isso???

[História
Inspirados no sucesso do Festival de Cinema de Cannes, lançado apenas seis anos antes, um grupo de diretores de comerciais, reunidos na Screen Advertising Worlwide Association (Sawa), lançaram em 1954 seu próprio evento, visando julgar os comerciais mais criativos para a tela grande e também para a televisão.
Depois de uma edição em Monte Carlo, o festival publicitário se instalou em 1956 em Cannes, de onde nunca mais saiu. Embalado pelo glamour do cinema, o pequeno balneário na riviera francesa fatura com uma agenda intensa de feiras e eventos ao longo do ano, tendo como seu carro-chefe a milionária premiação publicitária, que atrai profissionais de todo mundo.

[Cannes hoje
O Cannes Lions se tornou um gigante que atrai profissionais de todas as áreas e tendências da indústria da comunicação.
Neste ano são esperados 9,5 mil delegados para o evento, entre publicitários, anunciantes, executivos de empresas de mídia e jornalistas de 85 países. Na disputa pelos cobiçados Leões estão inscritas 28,2 mil peças, um crescimento de 10% em relação ao ano passado.
Com tamanha demanda, os resultados econômicos também são grandes. O festival atingiu este ano um faturamento de 11 milhões de euros (cerca de R$ 28 milhões) somente em inscrições.

[Novidade do ano
Como tem sido comum nos últimos cinco anos, Cannes traz uma nova categoria para a competição. Após o surgimento de - novatas - como Radio, Titatnium, Promo e Outdoor Lions, agora é a vez da premiação exclusiva de Design, uma reivindicação antiga de diretores de arte e profissionais ligados ao mercado branding. Com isso, o festival de 2008 chega agora a um total de 10 categorias: Cyber, Design, Direct, Filme, Media, Outdoor, Press, Promo, Radio e Titanium e Integrated.

[E o Grand Prix vai para...
Os prêmios são dividos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Cada categoria tem um chefe de júri, e o júri de cada categoria é composto por publicitários de vários países escolhidos, sendo estes países os que tem maior participação em inscrição de peças no festival. O Brasil se tornou um dos países mais premiados no Festival, junto com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha.


[Grande vencedor 2007
A campanha Evolution, para o anunciante Dove, ganhou o Grand Prix na categoria Cyber. Depois conquistou o Grand Prix de Filmes.


Como? Ele foi produzido para Internet e, por seu sucesso e poder viral, chegou depois à tv. O júri de Cannes alegou que não importava ter sido produzida originalmente para a Internet, pois não deixava de ser filme. Algo absolutamente inédito na história do festival.
________________________________________________________

Tirinha da vez:

Nenhum comentário:

Postar um comentário