Crescente investimento em publicidade na internet reflete a tendência global. Só no primeiro trimestre deste ano já foram destinados mais de R$ 134,3 milhões para a publicidade online no Brasil, um crescimento de quase 40% em um ano.
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Só por estar lendo esse texto, você representa parte dos 40 milhões de internautas brasileiros, segundo dados Ibope, que representam mais de 20% da população do País, com 183,9 milhões de habitantes. O aumento no número de vendas de computadores e o fácil acesso à internet em lan houses, celulares e até em carros com Wi-Fi, tem motivado as pessoas a entrarem no universo virtual. Conforme pesquisa da Jupiter Research, os navegantes da internet representarão um quarto da população mundial em 2012. Tal crescimento reflete na publicidade, que tem aproveitado essa tendência para investir.
Em 2007, os investimentos em propaganda na internet brasileira, segundo o Projeto Inter-Meios do grupo Meio & Mensagem, foram de R$ 527 milhões. Só no primeiro trimestre desse ano já foram investidos R$ 134,3 milhões, um crescimento de quase 40% em relação ao mês período do ano passado. A participação da internet nos investimentos totais em mídia subiu de 2,1%, em 2006, para 2,8% no ano passado. Uma fatia ainda pequena, visto o total movimentado pelo mercado publicitário no Brasil em 2007 de R$ 26 bilhões.
Enquanto o investimento em internet aumenta, o na TV caiu 5,16% e na mídia exterior 17,7%, devido a Lei da Cidade Limpa em São Paulo. Para o diretor-geral do Terra, Paulo Castro, a internet é a segunda mídia mais abrangente do Brasil, perdendo apenas para a TV aberta. Essa afirmação tem base nos dados de que os brasileiros são a sexta maior população de internet do mundo e passam 23 horas e 51 minutos online por mês.
As empresas estão atentas ao desenvolvimento do meio virtual, como a General Motors (GM), as operadoras de cartão de crédito e outras que aumentaram as verbas publicitárias para campanhas online. Ou ainda anunciantes como a HP, que tem encomendado campanhas para serem veiculadas exclusivamente pela internet. A tendência da publicidade virtual tem se mostrado nos festivais, como por exemplo, Cannes de 2007. O vencedor do Grand Prix de Filme, Evolution da Dove, foi inicialmente produzido para ser veiculado na internet (sendo ganhador do Grand Prix de Cyber também), chegando depois à televisão.
Para comprovar a eficácia da propaganda na internet, o canal de televisão online (Revision 3) fez uma pesquisa onde foi descoberto que 47% dos consumidores são mais engajados em anúncios exibidos em vídeos online do que com os da TV tradicional. Eles se recordavam mais facilmente das propagandas que viam online do que na TV. E mais, 48% de seus espectadores compraram produtos ou serviços anunciados em seus vídeos. Pelo visto, o mundo globalizado só que ser saber de uma coisa, estar conectado.
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