Pergunta do dia: O que é, o que é? Quando você ouve ou vê algo tão interessante que não consegue guardar só para você e conta para alguém, e este conta para outra pessoa e assim sucessivamente?
Quem pensou em: fofoca... errou. No mundo publicitário isto tem um nome mais elegante: Buzz Marketing. Se formos definir o Buzz, seria como uma estratégia que incentiva o público alvo a repassar uma mensagem a outros indivíduos, por livre e espontânea vontade.
Como assim? Na publicidade, o Buzz é usado para definir estratégias arrojadas e inovadoras de promoção de um produto ou marca. Antigamente as idéias se disseminavam ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação. Ou seja, são elaboradas situações que chamem a atenção pública e sejam propagadas por um gigantesco boca-a-boca. Há 5 pontos principais que precisam ser considerados: a causa (o quê), o contexto (quando), os eleitos (quem), a fixação da idéia (como) e o desequilíbrio (impacto).
A competição tem levado as marcas a buscarem formas diferentes de atrair a atenção dos consumidores. O Buzz surgiu nos Estados Unidos como alternativa ao marketing e à publicidade tradicionais. Este é o diferencial, unir a propaganda convencional com o tititi, fazendo a campanha ganhar a dimensão de notícia.
Os pioneiros do Buzz Marketing procuravam repetir a trajetória extraordinária do filme “A Bruxa de Blair”. A grande sacada dos criadores do filme foi divulgar a história, como se fosse real, em um site de internet. As imagens seriam tudo o que restou de uma expedição que investigava a lenda de uma bruxa em uma floresta. A produção do filme, quase amadora, custou 35 mil dólares e arrecadou uma soma dez vezes maior nas bilheterias.
Quem pensou em: fofoca... errou. No mundo publicitário isto tem um nome mais elegante: Buzz Marketing. Se formos definir o Buzz, seria como uma estratégia que incentiva o público alvo a repassar uma mensagem a outros indivíduos, por livre e espontânea vontade.
Como assim? Na publicidade, o Buzz é usado para definir estratégias arrojadas e inovadoras de promoção de um produto ou marca. Antigamente as idéias se disseminavam ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação. Ou seja, são elaboradas situações que chamem a atenção pública e sejam propagadas por um gigantesco boca-a-boca. Há 5 pontos principais que precisam ser considerados: a causa (o quê), o contexto (quando), os eleitos (quem), a fixação da idéia (como) e o desequilíbrio (impacto).
A competição tem levado as marcas a buscarem formas diferentes de atrair a atenção dos consumidores. O Buzz surgiu nos Estados Unidos como alternativa ao marketing e à publicidade tradicionais. Este é o diferencial, unir a propaganda convencional com o tititi, fazendo a campanha ganhar a dimensão de notícia.
Os pioneiros do Buzz Marketing procuravam repetir a trajetória extraordinária do filme “A Bruxa de Blair”. A grande sacada dos criadores do filme foi divulgar a história, como se fosse real, em um site de internet. As imagens seriam tudo o que restou de uma expedição que investigava a lenda de uma bruxa em uma floresta. A produção do filme, quase amadora, custou 35 mil dólares e arrecadou uma soma dez vezes maior nas bilheterias.
[+ exemplos no próximo post]
AAAAAAAAAAAAAAAAH! Esse blog é muito bom! :)
ResponderExcluirou então marketing viral, não?
ResponderExcluirNão.
ResponderExcluirEles estão relacionados, mas tem algumas diferenças.
O Buzz é um evento ou atividade que gera publicidade, movimentação e informação ao consumidor. Algo grande e impressionante que faça as pessoas comentarem a respeito.
Já o Viral é quando se envia um e-mail no formato de mensagem ou vídeo, que se espalha rapidamente entre os consumidores, como um vírus mesmo.
E aí tem também o Marketing Boca-a-boca, que é a divisão de opiniões sobre determinado produto ou serviço entre dois ou mais consumidores.
[Blz Fábio? Bom, eu copiei isso da internet mesmo!
Vlw pelos comentários!