Após o super case do ARG do Batman [simplesmente fantástico], veremos outros exemplos marcantes, tanto no Brasil, como no mundo todo. A galera parece estar gostando do jogo...
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"The Beast" – Filme Inteligência Artificial
Considerado o pioneiro entre os ARGs do mundo, “The Beast” aconteceu em 2001 e começou com uma pista no trailer do filme “AI - Inteligência Artificial”. Um dos nomes que apareciam nos créditos “Jeanine Salla, terapeuta de máquinas sensitivas” levou os internautas a uma grande pesquisa sobre a mulher, e de enigma em enigma chegaram a uma realidade paralela, ligada ao tema da inteligência artificial. O jogo durou quatro meses e contou com a participação de mais de 7.000 pessoas. A equipe que criou "The Beast" contava com quase 100 profissionais, entre roteiristas, designers e atores.
Considerado o pioneiro entre os ARGs do mundo, “The Beast” aconteceu em 2001 e começou com uma pista no trailer do filme “AI - Inteligência Artificial”. Um dos nomes que apareciam nos créditos “Jeanine Salla, terapeuta de máquinas sensitivas” levou os internautas a uma grande pesquisa sobre a mulher, e de enigma em enigma chegaram a uma realidade paralela, ligada ao tema da inteligência artificial. O jogo durou quatro meses e contou com a participação de mais de 7.000 pessoas. A equipe que criou "The Beast" contava com quase 100 profissionais, entre roteiristas, designers e atores.
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“Sete Zoom” - Close-Up
O primeiro ARG brasileiro, talvez seja o segundo do mundo, pois foi lançado quase simultaneamente ao “The Beast” em 2001. O projeto “Sete Zoom” foi criado para o creme dental Close-UP, e tinha como desafio central revelar a identidade da modelo virtual Sete Zoom. A história contava com várias ações para tornar a personagem uma celebridade na web. O ponto alto da história foi a publicação de um ensaio sensual da modelo no site "The Girl", gerando grande polêmica. Quando a personagem estava no "auge da fama", uma campanha publicitária foi lançada para comunicar que a marca Close-UP tinha contratado a modelo para divulgar suas iniciativas online.
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O primeiro ARG brasileiro, talvez seja o segundo do mundo, pois foi lançado quase simultaneamente ao “The Beast” em 2001. O projeto “Sete Zoom” foi criado para o creme dental Close-UP, e tinha como desafio central revelar a identidade da modelo virtual Sete Zoom. A história contava com várias ações para tornar a personagem uma celebridade na web. O ponto alto da história foi a publicação de um ensaio sensual da modelo no site "The Girl", gerando grande polêmica. Quando a personagem estava no "auge da fama", uma campanha publicitária foi lançada para comunicar que a marca Close-UP tinha contratado a modelo para divulgar suas iniciativas online.
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“Vivo em ação” - Vivo
O jogo "Vivo em ação" promovido pela operadora de celular Vivo, desde 2004 tem feito suas versões anuais. Nas duas primeiras edições conquistou um público de mais de 1 milhão de pessoas em cada, a maioria dos jogadores entre 15 e 25 anos.
“Vivo em ação” - Vivo
O jogo "Vivo em ação" promovido pela operadora de celular Vivo, desde 2004 tem feito suas versões anuais. Nas duas primeiras edições conquistou um público de mais de 1 milhão de pessoas em cada, a maioria dos jogadores entre 15 e 25 anos.
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“Zona Incerta” - Guaraná Antártica
O ARG “Zona Incerta” apresentava a empresa estrangeira Arkhos Biotech em campanha de captação de fundos para comprar a floresta amazônica. A empresa tinha um site bem elaborado contendo seu histórico, produtos fabricados e até um vídeo inglês onde convocava as pessoas para transformar a Floresta Amazônica em um santuário de preservação. O site de notícias “Agência Amazônia”, chegou a publicar uma nota sobre o assunto, o que fez o senador Arthur Virgílio, acreditar ser verdadeira a iniciativa da Arkhos Biotech. Este foi a plenário defender seu estado de origem, o Amazonas, fazendo um discurso contra a empresa e exigindo que representantes da tal dessem explicações ao governo brasileiro. Até hoje a empresa não se manifestou sobre o caso. Talvez pelo simples fato de que ela não existe. Esta gafe marcou o dia 29 de março como o Dia Nacional do ARG.
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“The Lost Experience” – Lost
Para promover o seriado Lost, os produtores fizeram 2 ARGs. O primeiro e mais famoso, "The Lost Experience", realizado após a primeira temporada explorava a estória da Hanso Foundation, ‘criadora’ da Dharma Initiative (citada na trama), e conseqüentemente, sobre a própria Dharma. O site da companhia aérea responsável pelo fictício acidente de avião da série existe de verdade e relata que a empresa foi a falência. As propagandas da empresa responsável pelo projeto Dharma foram transmitidas no mundo real. O segundo, feito durante a pausa da 3ª para a 4ª temporada, tratou de um assunto avulso, mas que levou ao “descobrimento” do “vôo 815” na Fenda da Sunda.
Após o episódio final da 4ª temporada, um comercial passou na TV, onde o locutor anuncia que a Octagon Global Recruiting estará em San Diego entre os dias 24 e 27 de julho [mesma data do Comic-Con] e estará recrutando voluntários para um novo projeto de pesquisa. No site os interessados encontraram mais informações sobre a empresa, ligada à Dharma Initiative.
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“Zona Incerta” - Guaraná Antártica
O ARG “Zona Incerta” apresentava a empresa estrangeira Arkhos Biotech em campanha de captação de fundos para comprar a floresta amazônica. A empresa tinha um site bem elaborado contendo seu histórico, produtos fabricados e até um vídeo inglês onde convocava as pessoas para transformar a Floresta Amazônica em um santuário de preservação. O site de notícias “Agência Amazônia”, chegou a publicar uma nota sobre o assunto, o que fez o senador Arthur Virgílio, acreditar ser verdadeira a iniciativa da Arkhos Biotech. Este foi a plenário defender seu estado de origem, o Amazonas, fazendo um discurso contra a empresa e exigindo que representantes da tal dessem explicações ao governo brasileiro. Até hoje a empresa não se manifestou sobre o caso. Talvez pelo simples fato de que ela não existe. Esta gafe marcou o dia 29 de março como o Dia Nacional do ARG.
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“The Lost Experience” – Lost
Para promover o seriado Lost, os produtores fizeram 2 ARGs. O primeiro e mais famoso, "The Lost Experience", realizado após a primeira temporada explorava a estória da Hanso Foundation, ‘criadora’ da Dharma Initiative (citada na trama), e conseqüentemente, sobre a própria Dharma. O site da companhia aérea responsável pelo fictício acidente de avião da série existe de verdade e relata que a empresa foi a falência. As propagandas da empresa responsável pelo projeto Dharma foram transmitidas no mundo real. O segundo, feito durante a pausa da 3ª para a 4ª temporada, tratou de um assunto avulso, mas que levou ao “descobrimento” do “vôo 815” na Fenda da Sunda.
Após o episódio final da 4ª temporada, um comercial passou na TV, onde o locutor anuncia que a Octagon Global Recruiting estará em San Diego entre os dias 24 e 27 de julho [mesma data do Comic-Con] e estará recrutando voluntários para um novo projeto de pesquisa. No site os interessados encontraram mais informações sobre a empresa, ligada à Dharma Initiative.
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