sexta-feira, 18 de julho de 2008

Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight)

A ação está sendo enorme!

Você já deve ter visto ou escutado alguma coisa sobre a divulgação do filme, certo? Não?

Então agente vai te mostrar tudo, ou pelo menos a maior parte do que anda acontecendo para chamar a atenção do público à estréia mundial desse filme, que será hoje!

Vamos falar um pouco sobre o filme.

Sinopse:
“O Cavaleiro das Trevas reúne o diretor Christopher Nolan com a estrela Christian Bale, que retornaram para continuar a guerra de Batman contra o crime. Com a ajuda do Tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e Promotor Público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman entra em ação para destruir o crime organizado em Gotham. O triunvirato revelar-se-á eficaz, mas eles em breve se tornarão presas de uma mente criminosa em ascensão como o Coringa (Heath Ledger), que empurrará Gotham para a anarquia e a forçará o Cavaleiro das Trevas a estar próximo de ultrapassar a tênue linha que separa o Herói de um Vigilante."

Elenco:
Christian Bale, Heath Ledger, Morgan Freeman, Aaron Eckhart, Eric Roberts, William Fichtner, Nestor Carbonell, Melinda Mcgraw, Nathan Gamble, Michael Jai White, Beatrice Rosen, Joshua Harto, Gary Oldman, Michael Caine.

Pelo site da
Warner.

O filme começou a ser produzido em 2007 e a partir de março a divulgação iniciou-se com um ARG feito pela
42entertainment de Boston para a Warner, que aliás é a agência que acabou de ganhar nesse ano no Festival de Cannes, o prêmio máximo Grand Prix de viral, com a campanha para o disco do Nine Inch Nails .

ARG é um jogo que envolve o online com o real. Você fica conectado na internet encontrando pistas que levarão a outros sites e pode receber mensagens no celular, abrir o jornal e encontrar um anúncio escondido, ir para a “rua” e buscar mais pistas. A campanha finge ser verdadeira uma história fictícia.

Não precisa ser necessariamente usado para PP, mas estamos aproveitando a oportunidade principalmente na área de entretenimento. Os melhores ARGs são para series de TV, filmes e músicas.

De acordo com o Vinicius Passos, editor chefe do
100grana, o ARG do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, começou na Comic Con 2007, a maior convenção de cultura pop do mundo, sediada em San Diego, Califórnia. As pessoas procuravam pistas do coringa ao redor do local do evento, depois disso sites foram aparecendo, sempre com uma nova etapa que terminava com alguma peça de promoção do filme (pôster,trailer,trecho...etc.)


Teaser 1 Legendado


Teaser 2

O site oficial do Batman levava para outro o
I Believe In Harvey Dent (que agora está toda pichada pelo coringa, rs), foi o primeiro site do jogo. Daí começou o arg de verdade.

Depois apareceu outro site com o coringa zuando a campanha do Harvey que é o
I Believe In Harvey Dent Too. Vai aparecer escrito "Page Not Found", mas se você selecionar vai ver muitos "Hahaha" escondidos, e no meio disso tem uma mensagem secreta que é "See you in december". Se você quiser conferir dá um ctrl + F e procura as letrinhas, a menos que você queira procurar selecionando mesmo, boa sorte.

O site oficial em que o jogo foi acontecendo é o
WhySoSerious, traduzindo "Porque Tão Sério". Temos também na versão brasileira, onde você pode colocar sua foto e fazer parte da gangue do coringa.

Umas das fases se pode-se assim dizer, foram os bolos com mensagens dentro. Vou contar direito, rs.

No site você encontrava em ursinhos de pelúcia endereços no
Google Maps, onde você teria de ir, se apresentar como "Robin Banks" e receberia algo. Coincidentemente todos os endereços levavam a confeitarias norte-americanas, que foram contratadas para entregar um bolo à pessoa que dizia se chamar Robin Banks.

Dentro do bolo o jogador encontrava uma evidência com uma nota da polícia de Gotham City, um celular com carregador e uma carta de baralho com instruções.


A nota dizia:
"Nossa.Você realmente pegou o bolo! Agora coloque o glacê nele. Ligue para o número imediatamente deste telefone,e só deste telefone. Não dê esse numero para mais ninguém.vamos ter esperança de que seu companheiro venha,assim como você.Uma vez que as camadas estiverem no lugar,vocês todos terão sua própria sobremesa. Eu sou uma homem de palavra."

Ao ligar para o número, uma mulher atende de um lugar chamado Rent-a-Clown (Alugar um Palhaço), agradece a ligação e desliga.Depois uma mesnagem chega no celular:

"Bom trabalho, palhaço! Mantenha esse telefone carregado e com você o tempo todo.Não me ligue.Eu te ligarei - eventualmente"

(QUE LOCOOO!! rsrs )

É muito difícil acompanhar tudo isso, são muitos detalhes e informaões, você só consegue se estiver totalmente ligado. Até pra juntar tudo nesse post foi dfícil, imagina acompanhar todos os dias. Aliás as fotos são do
brainstorm, o crédito vai para eles.


Trailer 1 Legendado

A ação chegou até São Paulo (o que é muuiito legal), no site
Clown Travel Agency dizia que o coringa tinha perdido uma mala cheia de diversão para o primeiro que a encontrasse, entre diversos locais, SP estava no meio.No dia 1 de abril o lugar marcado foi o Shopping Eldourado e Interlagos, dicas mostravam que o lugar para encontrar a mala era perto ou no próprio boliche.
Você deveria perguntar pelo Skippy no balcão de aluguel ou pelo Scooter no caixa.


As sacolas foram encontrada, dentro havia um celular, um número para ligar e uma bola de boliche. Ao ligar para o número, um ajudante do coringa atendeu, e disse :

“Obrigada por ligar, agora sabemos quem você é. Tchau, tchau”.



A última ação aqui em SP, foi no MASP. No site whysoserious um quadro com um contador regressivo que acabaria às 21hrs do dia 28 de abril e uma coordenada que apontava para o MASP, indicava a próxima ação. A mensagem era a seguinte:

“Reuna-se com 300 dos seus melhores amigos neste exato local em 28 de abril.
Você vai precisar estar em contato com um parceiro-do-crime que tenha acesso online pra saber o que fazer quando chegar por lá. Estas instruções lhe darão a TRILHA a seguir, mas não esqueça de olhar para os dois lados quando cruzar a rua; nós não queremos que você faça uma visita inesperada ao PS agora, queremos?
Ponha um sorriso e planeje gastar cerca de uma hora ou mais passeando como seus colegas palhaços. Volte sempre aqui para atualizações e mudanças.”

No MASP, as pistas estavam em inglês e em forma de charada, difícil de entender. Depois de quase uma hora de procura o lugar era o Center 3, onde dois caras fantasiados de coringa estavam dando ingressos para o cinema para ver o novo trailer do filme.


Trailer 2 Legendado

Lá fora a divulgação continua,a equipe Toyota de fórmula 1 vai usar um carro temático no circuito de Silverstone. (
Clique aqui e veja a foto)

Dica:
Vídeos, making-off, entrevista com atores e etc. AQUI
Joguinho legal.
AQUI
Podcast sobre o filme (vale a pena conferir)
AQUI

Muuuita coisa aconteceu.
E aí? Ficou com vontade de ver o filme?

Essa é a questão.
Será que vai valer a pena tanta expectativa?
Me conta você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário