domingo, 6 de julho de 2008

Picharam o Busão: Blogueiros vs. BlueBus

Quem conhece o Blue Bus?
Sim, aquele "site/blog/alguma coisa" que manda milhares de notas diárias sobre tudo quanto é coisa que se relaciona (ou não) com publicidade!
Pois é, o Blue Bus gerou polêmica ao publicar uma nota sobre a campanha da Coca-Cola para divulgar o hidrotônico i9, onde foram enviadas para 9 blogueiros mini-geladeiras com uma garrafa do produto e site personalizado com o vídeo de lançamento em primeira mão. [Só para ressaltar, o Blue Bus não foi um dos 9]. Nesta nota o Blue Bus se referiu aos blogs escolhidos como "blogs de aluguel".
Quando criticado por um leitor, o jornalista Júlio Hungria escreveu uma outra nota em resposta, onde defende que a expressão não tem sentido pejorativo. Hungria também insinua a ação da Coca-Cola como uma forma de suborno. "Em jornalismo (blog não é um formato moderno de jornalismo?) não aceitamos geladeiras ou quaisquer outros tipos de coisas que envolvam valor que nos comprometa com comentários positivos sobre produtos ou pessoas", pondera. [Foram corrigidas as falhas de acentuação do jornalista Júlio Hungria]
Resultado: diversas críticas dos blogueiros e uma avalanche de comentários no Twitter como os seguintes, que tem discutido sobre a "polêmica do Blue Bus":
..
"fugita: Hoje é um dia divertido BlueBus vs. blogueiros.
baunilha: @bluebus ta com invejinha q nao recebeu a geladeira do i9...ta parecendo uma crianca mimada, alguém ja ta ficando gagá
Arantes: @cafa sem fundamento essa critica no bluebus. A ação não tinha nada demais, ta até parecendo q esse cara ta com o esquema com a concorrência
carol_lopes: Foi engraçado o Bluebus falar desse jeito, pq aqui na Meio os redatores não ganharam geladeiras e nem por isso desmerecem os blogs
eforesti: a crítica do bluebus aos blogs não procede porque eles não foram pagos pra divulgar, imagino.... talvez o julio tenha se sentido preterido
tharso: É legítima a postura do #bluebus. É legítimo divulgar campanha em blog. Não entendo p q neguinho se ofende tão fácil.
pedro_blognatv: Respondendo ao bluebus: "blog nao é um formato moderno de jornalismo?" NÃO! [mais comentários aqui]
.
Por parte dos blogueiros, Carlos Cardoso publicou no Contraditorium um artigo onde defende os blogueiros, atacando o Blue Bus e os erros de ortografia do jornalista Júlio Hungria [para ler, clique aqui]. Em sua frase final, Cardoso critica: "Não sei se a geladeira USB é o preço médio de um jornalista, mas um blogueiro custa bem mais caro".
Resta saber, quem irá defender o Blue Bus? Já que os blogueiros parecem estar engajados em pichar o Busão Azul e sua moral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário