E ai, você sabe o que é UGC? Não, não é nenhuma universidade.
O chamado User Generated Content (UGC ou CGC), ou seja, o conteúdo gerado pelo usuário é algo meio novo (e discutível) na publicidade. Em tempos de web 2.0, permitir que o consumidor produza o conteúdo ou a propaganda, pode ser uma boa forma de se aproximar deles e interagir. Porém, é também um grande risco, pois não há controle sobre o conteúdo que será gerado. Mas, essa é uma discussão que poderá ser aprofundada mais tarde.
Vamos à quem já se arriscou no UGC e deu certo (ou não).
O chamado User Generated Content (UGC ou CGC), ou seja, o conteúdo gerado pelo usuário é algo meio novo (e discutível) na publicidade. Em tempos de web 2.0, permitir que o consumidor produza o conteúdo ou a propaganda, pode ser uma boa forma de se aproximar deles e interagir. Porém, é também um grande risco, pois não há controle sobre o conteúdo que será gerado. Mas, essa é uma discussão que poderá ser aprofundada mais tarde.
Vamos à quem já se arriscou no UGC e deu certo (ou não).
A Sadia lançou o desafio no hotsite do HotPocket: "O que você faz enquanto espera o seu HotPocket ficar pronto?”(1 minuto e meio). Vários usuários mandaram seus vídeos, como o abaixo, do Rafael Alves:
Na proposta do Microonderia [sim, é uma sátira do Camiseteria] os usuários criam o adesivo do próprio microondas da Brastemp, como se fosse uma roupa para ele. Qualquer pessoa pode entrar, se cadastrar e enviar a sua proposta de arte para ornar o seu Microondas Brastemp. Os visitantes do site escolhem os melhores para entrar para a coleção oficial, ao lado dos designers Ronaldo e do Adhemas, além de poder ganhar alguns prêmios.
Já o Nescau não levou muita fé na habilidade dos consumidores, ou o material que foi enviado estava bem ruim, então eles aproveitaram a idéia dos usuários mas produziram novamente os vídeos e montaram o comercial. Tudo para dizer que foi 2.0 [vídeo abaixo]:
No comercial da Pepsi, os consumidores criam a história protagonizada por estrelas do futebol, mas só a história mesmo, porque a superprodução ficou por conta deles. Tendo como ponto de partida uma paixão [o futebol], equipes da Pepsi munidas de uma câmera, abordaram aleatoriamente jovens ingleses, brasileiros, franceses, chineses, russos, mexicanos e espanhóis e pediram que os mesmos criassem roteiros para o novo comercial estrelado por David Beckham, Thierry Henry, Ronaldinho, Leonel Messi, Cesc Fabregas e Frank Lampard. Uma das idéias surgiu do jovem paulistano Pedro Moraes Ferrera, que não só contribuiu com o fechamento do roteiro, como se inseriu no mesmo. É o único co-autor do mundo que participa efetivamente do filme [confira o comercial abaixo]:
[Afinal, quem não quer aparecer?
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