quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O que é Newsletter e RSS?

Você sabe o que é Newsletter?
-Não.
RSS talvez?
-Não.
.
Pois é. Mesmo tendo nomes em inglês, eles são simples e facilitam muito a sua vida. Principalmente você que quer se manter atualizado e informado.

.
Para entender como funciona esse esquema, leia este simples resumo. O básico do básico sobre este assunto.

.
Como blogs e sites de notícia estão sempre publicando, não dá pra ficar acessando todos os dias para conferir se tem algo novo. É muito mais fácil deixar que as notícias venham até você! Para isto serve o Newsletter e o RSS.

Newsletter
Ao assinar a um newsletter de um blog ou site, você estará recebendo boletins periódicos [diários ou semanais] com as atualizações deste. Sem precisar, assim, ficar entrando e conferindo o que há de novo.

RSS
Ao você assinar o RSS de um site ou blog, você estará monitorando as atualizações e receberá tudo o que tiver de novo deste site, logo após a postagem [muito rápido, mesmo]. Ou seja, dá pra se manter atualizado sem fazer esforço.

.
Como? É preciso um agregador ou leitor de feeds, que são programas que juntam e armazenam todas essas notícias, assim como um leitor de e-mail normal. Há dois tipos de agregadores: os desktop [programas que você baixa no seu computador] e os baseados em web [sites que funcionam como se fossem um programa, podendo acessar de qualquer lugar].


Alguns agregadores desktop:
FeedReader (Windows)
Thunderbird (Windows, Linux, Unix e MacOs)
Feed Demon (Windows)
NetNewsWire (MacOs)
AmphetaDesk (Windows, Linux, Unix e MacOs)
Awasu (Windows)
Akregator (Linux - KDE)
Firefox Live Bookmarks (integrado ao browser
Firefox)
Opera (Agregador integrado)

Alguns agregadores baseados em web:
Bloglines
NewsGator
My Yahoo!
Netvibes
Start

Se você já escolheu e/ou instalou seu leitor de RSS, o próximo passo é adicionar os seus sites favoritos. Os RSS possuem um símbolo universal, um quadradinho laranja. Olhe na sua página da internet, ao lado do link do site. Se aparecer o quadradinho laranja, significa que o site que você está acessando disponibiliza este serviço. Há outros que na página do site/blog, no menu ou ao final colocam seus quadradinhos laranjas. É só clicar, se inscrever e esperar que as notícias cheguem até você!

Para se inscrever no RSS do [Sub-estagiários, clique na imagem acima ou copie e cole o link abaixo na opção “Adicionar feed” de seu leitor de RSS. Também, há as opções de se inscrever no Newsletter e no RSS no nosso menu ao lado.

http://feeds.feedburner.com/subestagiarios
.
Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário