segunda-feira, 3 de novembro de 2008

...Brainstorm... Hã ???

Já parou pra pensar no "por que" desses nomes? Aí está...´qual seria a graça de chamar o Briefing de "conjunto de dados comerciais" ou o target de "público alvo"?
.
Mas... acho que o principal motivo mesmo de todas essas invenções, é a alegria de poder conversar com quem não entende nada de comunicação e ver os olhinhos da pessoa brilhando ao ingenuamente pergunatar: "O que é isso???"
.
E para aprimorar seu vocabulário publicitário [não que você não saiba, talvez realmente não, mas se souber provavelmente não com essas palavras], aí vai uma inteligente definição para Brainstorm. Você estufa o peito e seguramente diz:
.
É a técnica de reunião coletiva de criação, adotada principalmente em agências de Publicidade e Propaganda.
Consiste em reunir pessoas de diferentes especialidades, envolvidas na elaboração de uma campanha, para a discussão livre e descontraída, onde os participantes podem expor qualquer idéia, por mais absurda que pareça, sobre todos os aspectos relacionados à criação e ao desenvolvimento da campanha, sobre o produto, seu mercado, possibilidades, características, possíveis slogans, etc...
.
Aí, a ingênua pessoa encantada com sua resposta inteligente, pergunta: "Como assim???"
.
Você, cheio de si, fazendo de conta que é isso que ela quer saber [afinal, é o complemento do seu discurso], responde:
.
Os princípios básicos são :
a) nenhuma critica às idéias apresentadas durante a reunião.
b) livre curso à imaginação dos participantes
c) grande número de idéias
d) aperfeiçoamento das idéias consideradas aproveitáveis. É geralmente com brainstorm que se iniciam, na agência, os trabalhos de criação de uma campanha. (tempestade cerebral, chuva de idéias).
.
Aí, a pessoa, vai fingir que entendeu, dar um sorrisinho e dizer: "Ah tá".
.
.
Esse poder de confundir e parecer importante exclusivamente dado aos comunicadores está em suas mãos. Use-o como quiser, mas use-o.

Um comentário:

  1. NÃO TEM GRAÇA SER INTELIGENTE, A GRAÇA É PARECER AOS OLHOS DO OUTRO.

    HDUHASUASHUGSDFHFKJL

    ResponderExcluir