terça-feira, 19 de maio de 2009

Merchan nos Seriados!?



Após muitos processos e etapas, fui uma das escolhidas para contribuir com o [sub. O interessante é que eu não sou mais aluna, não sou mais estagiária e nem [sub-estagiária, sou de uma categoria abaixo. No momento, sou desempregada, mas isso é o de menos! Enquanto eu não arrumo um emprego, eu escrevo pra vocês (ou não).

Como agora eu tenho bastante tempo livre, passei uma parte da minha tarde fazendo um coisa que eu adoro: assistindo séries. Como a mente do publicitário nunca para, não pude deixar de notar algumas coisas interessantes.

Chegou a época do ano em que as séries americanas entram em “férias”. É a época de “seasons finales”, momento dos episódios finais da temporada, e com isso, um ótimo momento pra anunciar. Os índices de audiência aumentam, e os devotos fãs dos seriados estão suscetíveis e emocionados com os finales (dó!). Como as mentes maquiavélicas dos publicitários se aproveitam desses preciosos, únicos e emocionantes momentos? (lágrimas no rosto)

No marketing, existe um técnica chamada product placement, a galera conhece como o famoso merchan. Essa técnica consiste em colocar o produto ou a marca vinculado ao conteúdo do programa!

Na Globo, podemos encontrar a personagem comentando com a outra como aquele shampoo da Seda foi ótimo pro cabelo dela, essa é uma forma óbvia e que o telespectador já cansou de ver, que acaba até ofendendo. Mas as práticas evoluem, e dentre as várias séries que eu assisto eu encontrei um exemplo muito interessante.

Em um episódio de One Tree Hill foram feitos alguns takes dos personagens em The Sims. Como vocês devem saber, a Eletronic Arts lança em junho o The Sims 3. O roteiro era envolvido em como as coisas poderiam ser diferentes, como a realidade poderia ser melhor, durante todo o capítulo o jogo foi mencionado apenas uma vez, de forma contextualizada e não como um pequeno bloco comercial dentro do programa.

O product placement pode ser a solução para uma problema iminente na publicidade brasileira, a dispersão dos intervalos comerciais. Mudar de canal no intervalo é muito fácil, assistir o último episódio da série pela internet é o que quase todo mundo faz. Assim fica difícil alcançar o consumidor, e parece que quem mais assiste comercial hoje em dia, somos nós publicitários!

A publicidade hoje precisa estar NO conteúdo, isso é fato.
.
Sâmela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário