quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Olha a Merchan"


Sabe quando do nada aparace o galã do filme bebendo uma coca-cola, ou então quando as meninas da malhação aparecem usando um creme da avon? Se você é como eu, deve pensar: “olha a merchan aí!” Mas, não é bem assim! Eu descobri escrevendo esse post, que na verdade a tal da merchandising como estamos acostumados a ver por ai, nas cenas em geral,se chama merchandising editorial ou Tie-in (em outros países).

Merchan Editorial no Homem Aranha


Então pera aí, confundiu tudo? Não? Calma que a gente explica!


Merchandising nada mais é do que uma “operação com mercadorias”.
No nosso meio, a definição mais aceita é a de que Merchandising em si são as técnicas, ações ou qualquer material promocional utilizado em pontos-de-venda, que acabam informando e marcando na cabeça do consumidor o produto/marca/serviço, o que com certeza faz toda a diferença na decisão da compra!


Por exemplo, quando é lançado um filme no cinema, a junção da comunicação deste lançamento, mais todos os souveniers como camisetas, canecas, máscaras, bonecos, etc, constituem a ação de Merchandising.


Se você pensa que essa palavra chique é apenas mais uma peça da publicidade se enganou, ela é tão forte que tem sido usada e abusada.
É uma forma de mastigar a informação e sem dúvidas custa caro!
E não para por ai não…

Loja dentro da loja, já ouviu falar?

Um novo conceito de vendas, é quando as lojas montam ambientes reais, onde o produto fica totalmente exposto na prática!
Por exemplo: em alguns supermercados, o espaço onde fica as bebidas é super diferente das outras gôndolas, para que o ambiente se pareça mais com situação real de consume! Algumas lojas de móveis expõem seus produtos em ambientes completos, simulando os cômodos de uma casa real.
risti


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O Merchandising hoje, é uma das mídias que mais alcança o objetivo em vendas. Porque associa todas as tendências com uma boa linha de comunicação e peças que causam impacto chamando a atenção do consumidor, diferenciando um produto de sua concorrência no PontoDeVenda.
Sabe qual é, hoje, a mídia mais power e rápida no PDV? Ele. O merchandising pois é a única em que a mensagem conta com os “três elementos chaves” para concretização de uma venda: O consumidor, o produto, e o dinheiro.

Shar Rodrigues/Heloísa Zambianco

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