segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O melhor amigo do consumidor




“Ninguém conhece ninguém até morar junto”, já escutou isso?
Pois é, no mundo do marketing também funciona assim!

Não existe uma ferramenta melhor do que o relacionamento, a aproximação com o consumidor para gerar lucros, pois o lucro vem do conhecimento [grave bem essa palavra: C-O-N-H-E-C-I-M-E-N-T-O] que o marketing tem do seu consumidor. Só assim se acerta na mosca o que este grupo deseja.

Não adianta ficar atrás de uma mesa e querer conhecer o mundo do consumo pela internet. Essa é a síndrome do “marketeiro metido a sabichão”. A tendência é ele achar que sabe tudo sobre o consumidor. [Só entre nós: não sabe nada!] Ou você acha que questionários e grupos de foco (pesquisa de teste) resolvem esse problema? Sem falar na tendência que se tem em formular as resposta...

Atenção marketeiro: Deixe o público falar, por mais que você esteja satisfeito e realizado com o “espetáculo”, quem deve dizer isso é o consumidor.

É por isso que Jaime Troiano maior especialista em Brand (marca) do Brasil diz em seu livro As marcas no Divã: “A primeira recomendação é abrir mão da vaidade corporativa. Isso significa deixar o consumidor e o mercado dizer o que ele sente e pensar a respeito da marca por meios diretos e objetivos. Não pode ter a pretensão de achar que tem as respostas prontas. Quem tem as respostas são os clientes e todos os stakeholders”



Seja o melhor amigo do consumidor e depois me diz se deu certo!


Shar Rodrigues

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