quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A Revolução Nerd

Eu cresci vendo bons (e maus, eventualmente) filmes. Sempre fui muito eclético, assistindo de tudo um pouco. Dentre tantos tipos de filme, uns que me marcaram muito foram as comédias adolescentes. Naquela época, à exceção de filmes bizarros, como Porky’s, não havia tanta sacanagem, peitos e bebedeira neles como hoje, apesar de a temática "colegial" ainda ser a mesma. De um lado, valentões esportistas e pegadores (jogadores de futebol americano marombados) com suas líderes de torcida (barbies peitudas, com saias tão grandes quanto seu recato); do outro, feios, desajeitados e desajustados, os nerds (excluídos bregas viciados em estudos e sem habilidade em relacionamentos). Tudo muito clichê porém muito convincente. Mas isso era coisa dos anos 80. Será? Onde estaria nosso lendário exército de óculos de armação grossa, espinhas no rosto e fetiche por quadrinhos? A resposta: está aqui, agora, representado por você, que lê esse artigo. (!?) Sim, você provavelmente é um nerd, cara, e eu explico o porquê.

Os nerds, esses caras amalucados, tarados pela cultura pop (HQs, cinema, música, livros, computadores e a mistura destes), ainda figuram pelos becos mais obscuros de nossa sociedade e nos outros lugares também. Os nerds saíram do armário (HAHAHA,ok no bom sentido) e dominaram o mundo. Bill Gates, nerd de carteirinha, já discursava, emblemático: “Não tire sarro de um nerd. Você acabará trabalhando pra um deles.” E é bem capaz, mesmo. Principalmente nós, POVO da comunicação. A geração nerd dos anos 80 amadureceu, sem perder a nerdice, e acabou conquistando o mundo. Não acredita em mim? Alguns exemplos da pegada nerd encontrada na cultura pop:

Filmes da moda: Star Trek,Watchmen, Wolverine, Exterminador 4,Transformers 2, G.I.J.O.E.
Filmes vindos de quadrinhos: séries de TV e brinquedos colecionáveis. Tudo muito nerd.
Seriados da moda: Lost, Buffy (in memorian), Supernatural, Arquivo X e Fringe.
Seriados de ficção científica (ou não tão científica assim) são febre. Quando rola um sobrenatural, então...
Músicas da moda: Radiohead, Arctic Monkeys, Mallu Magalhães e a volta do Black Eyed Peas. A tecnologia e os timbres eletrônicos) modernizaram a música. A internet revoluciona o mercado e as redes de relacionamento alçam anônimos à fama do dia para a noite. Isso sem contar a música Indie (nerdismo cult), cada vez mais na moda, como no caso do Little Joy.
Eu ainda pretendia falar de literatura, games e HQs. Mas todos sabemos que a febre por hobbits, jedis, ETs, bruxos e mitologia estão cada vez mais famosos e qualquer franquia (seja ela impressa ou virtual) relacionada a algum desses elementos é sucesso na certa.

Na política, um grande exemplo é Obama. Sim, ele. O cara mais poderoso do mundo tem Flickr, Black-Berry em punho e ganhou a presidência com uma empreitada modernosa através do site my.barackobama.com , chegando a arrecadar mais de US$ 500 milhões para a campanha. Ah, e o cara ainda faz pontas aqui e ali em gibis como o do Homem-aranha.
Moda é recauchutar. O velho vira vintage, retrô e os nerds também. Agora há os geeks, os nerds que “fazem acontecer”, como diz nossa ilustre Wikipedia, (oráculo do saber juvenil, ok!). Agora, é que você se encaixa ainda mais. Ser geek é não abrir mão da nerdice, mas ainda assim ser social. Ainda que no MySpace, Facebook ou Twitter. E ser moderno. Os geeks tem paixão por algo e especializam-se naquilo, sobretudo alta tecnologia. Estão sempre rodeados de gadgets, utensílios eletrônicos do dia-a-dia (notebooks, smartphones, câmeras digitais, PDAs, celulares, iPhone, iPod, e-Book, ou qualquer bugiganga eletrônica. Não vale tamagotchi).

Pois é. Boa parte do mundo pisava nos nerds e hoje, boa parte dos nerds pisa no mundo(nossa!). Então, se você se acha apenas mais um daqueles CDF’s, rodeado de bizarrices que só fazem sentido pra você, não se desespere. Você está mais na moda do que nunca. Faça aquela cara de conteúdo, aquele ar “alternativo”, bem cult, e diga “dane-se”. Mas agora chega de conversa, porque esse blog não é de auto-ajuda (tocaqui! o/)

Lucas Schultz

2 comentários:

  1. Texto muito bom. E concordo com cada linha. Mas não posso evitar dar uma cutucada nos objetivos. Parece meio viagem... mas qual tem sido nossa colaboração?.. Como, nós nerds pretendemos facilitar ou aprimorar nosso dia a dia...? Explico-me. Sabe outra nerdinha que tá bombando? Dilma Rouseff! E apesar disso, sou obrigada a ler na página do G1 que um dos Jonas Brothers quer ser presidente!.. É mole????.. vamo lá nerds de todo o Brasil..metamos o bedelho na desesperaçosa política. Não quero dar essa chance pra um "Di" do NX0 só por que a gente deu mole ou por que a nossa moda subiu á cabeça!!!

    ResponderExcluir
  2. Tive que escolher 10 blog e um deles foi o sub - http://migre.me/5U2L

    ResponderExcluir