terça-feira, 6 de outubro de 2009

Palestra Karla Ehrenberg

Conhecimento é diferente de informação. O conhecimento é algo que procuramos, aprendemos, algo que fica, já a informação,está em todos os lugares, ela se apresenta, está a disposição de quem quiser ouvir.

A palestra desta Terça –Feira, dirigida pela jornalista Karla Ehrenberg, foi sobre a importância do profissional de comunicação estar ligado aos meios de informação inseridos na internet.

Em primeiro lugar no Ranking de audiência da internet no Brasil, está o Google e a Microsoft, o MSN está em segundo,em terceiro está a rede de relacionamento Orkut e assumindo o quarto lugar o UOL seguido do IG, Terra, YouTube e Yahoo.

A TV UOL foi um dos assuntos comentados na palestra, como um exemplo de web 2.0. Um site de vídeos variados, que possui conteúdo produzido pelo próprio UOL (alguns programas com MarceloTas, Jucakfouri etc), fora do país e também pelo público. O legal é que o conteúdo está na mesma plataforma, ou seja , é distribuído de forma democrática, todos que forem postar na TVUOL, devem postar pelo mesmo site.

Outro exemplo da Web colaborativa que faz do internauta um participante da construção de notícias é o site Terra que tem o Vc Repórter, onde a galera pode mandar notícias de qualquer lugar.

O Twitter é a mais nova inovação na área de comunicação da internet. Ele também está sendo usado para dar notícia em tempo real. Foi o caso do metrô em São Paulo, que travou e a notícia chegou pelo twitter em poucos minutos.

Hoje falamos muito em convergência. O trabalho do comunicador é cada vez mais facilitado pela conversa entre as mídias. Um exemplo claro, é o Fantástico e outros programas/empresas/marcas estarem no Twitter, em contato com o seu consumidor.

Algo que assusta é quando a fonte se comunica, um exemplo claro foi o Luxemburgo postando no Twitter sua mudança para o Santos. Trata-se de acabar com o furo de reportagem. Por isso hoje deixamos de falar em consumidor para tratá-lo como prossumidor, ou seja, o que produz conteúdo.

A internet e suas redes de relacionamento estão mudando a maneira de pensar e de agir das empresas. As comunidades que estão inseridas no Orkut estão assumindo um papel revolucionário, portanto tendo voz ativa.

Os profissionais de comunicação precisam entender a convergência das mídias como tendência.

---
Livros sugeridos: Ecologia da informação, Cultura da convergência, A era do acesso, Ansiedade de informação.

Se você quiser entrar em contato com a Karla manda um e-mail pro [sub que a gente negocia.


Kelly Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário