quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Palestra Luis Carlos Big

A propaganda está mais ágil e o publicitário que quer se manter no mercado precisa acompanhar o mercado. Pode ser que você esteja indo por um caminho que te deixa fora, então, como reverter isso?

Seja empreendedor. Não espere as oportunidades aparecerem. Na palestra, Big utilizou a seguinte frase: “em tempos de crise, enquanto uns choram outros vendem lenços". Esteja preparado em todos os sentidos. O publicitário precisa buscar ao máximo ter contatos, mas ter também sempre em mãos informação, referências criativas e portfólio pronto.

Outra coisa a se pensar é a satisfação. O sucesso de um relacionamento com o cliente deve partir primeiro do próprio publicitário. O que te faz feliz? Só depois que você estiver “encantado” com o próprio trabalho, conseguirá encantar seu cliente, e os resultados serão sempre melhores.

A agência deve estar totalmente envolvida com o cliente. E pode utilizar de todos os seus departamentos: marketing direto, marketing de relacionamento, promoção, evento, designe, internet, digital etc.

Basta ter um briefing e um job na mão para começar a criar. Apenas lembre-se que é preciso criar expectativa no público antes de começar [evento, campanha, ou que for]. O “encantamento” começa pelo cartão de visita e quem não gosta da primeira coisa que vê não vai esperar para ver o final. A propaganda tem que ser mágica [e se precisar, “louca”].

Diferente do que alguns pensam o que faz essa “magia” acontecer não está no processo de criação, mas no planejamento. Qual é a melhor maneira de atingir seu público? Talvez não esteja em nenhuma mídia tradicional (Impresso, TV, Rádio). Às vezes internet, mídia alternativa e mídia espontânea podem gerar melhores resultados [ou não], depende do objetivo.

Para resumir, aqui estão três dicas que você que [ainda] não é publicitário não deve esquecer:
--Seja feliz.
--Esteja preparado.
--Mantenha o foco.

Érica Lucile

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