quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Literatura e Redes Sociais

No debate, participantes @eduardospohr @verenapetitinga @paulotadeu @jpcuenca e moderador o @fabiohers . A literatura pode se associar às redes sociais para crescer? O Ebook vai tomar o lugar do livro de papel? Brasileiro lê pouco, será que é verdade? Essas e outras perguntas, você tem a resposta abaixo:


As redes sociais também possibilitaram a  integração de pessoas que gostam de literatura! Portanto você pode estar em um lugar (na rede) com pessoas que tem o mesmo interesse que você. E essa tendência só cresce. Muitos blogs viraram livros e esses livros foram um sucesso, pelo fato de já estar na internet a um tempo e ser um conteúdo fidelizado.

Há uma polêmica sobre o fim do livro de papel, físico! O e-book, ou livro digital vai tomar o seu lugar? O pessoal do debate disse que..NÃO! Pois as pessoas ainda são muito apegadas ao papel.O E-book pode ser uma coisa complementar. Nunca vai ser a experiencia central... as pessoas poderão ler 20, 30 paginas e depois, pelo interesse, comprar o livro original de papel.

Existem as experiências sensoriais, como por exemplo livros disponiveis para download, junto com o mp3 do autor lendo... (livros digitais passando de simples leitura, e se tornando, multimidia!). Porém, a leitura por ser um processo solitário, possibilita um campo imaginativo muito grande, o processo interativo pode cortar isso nas pessoas, por já trazer coisas prontas (imagens, sons, etc)!

Outra polêmica discutida é o que dizem sobre o brasileiro que lê pouco! Isto é uma grande mentira! Livros de Paulo Coelho – até Crepúsculo – vendem à rodo, na primeira leva. Esse conceito vem das editoras elitistas, que acabam vendendo pouquíssimos exemplares, por conta dos altos valores!

Mas ler livros de Paulo Coelho e livros que tragam uma inquietação são duas coisas completamente diferentes. O maior problema do Brasil é na educação! Se fala em um plano banda larga, mas para quê? Para entrar no Orkut? As pessoas precisam ser educadas a buscarem outros tipos de conteúdos!

Baratear e fidelizar o cliente, é boa alternativa.


_____
Esse post contou com as anotações de @williamvieira7 e @hzambianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário