quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Proteste Contra o Movimento SOPA


SOPA
em inglês "Stop Online Piracy Act", um movimento contra a pirataria online. A lei que será votada em feveiro pelo congresso americano, propõe grandes mudanças à empresas que prestam serviço de acesso a internet.

A proposta de Lei prevê que os grandes sites de conteúdo, gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis por conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.

Um dos pontos mais discutidos é o bloqueio de serviços de pagamento online para os sites que sejam considerados fonte suspeitas de ajudar a difundir conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual norte-americana.

Aí você pensa ahh, tudo bem, issso tá acontecnedo lá no Tio Sam (medo).


Mas é bem aí que você se engana! O movimento SOPA também pode afetar o Brasil, afinal mais da metade da infraestrutura da internet está em território americano. Se a lei for aprovada as consequências vão afetar a internet mundial.

Plataformas de blog como wordpress podem ser bloqueadas acusadas de quebra de patente de software, assim milhares de sites sairiam do ar, mesmo aqueles hospedados em host próprios.
Entenda um pouco melhor com este vídeo abaixo (legendado)



Agora vem a parte mais importante do post, indignados com esse movimento que pode tirar sites do ar sem ordem judicial, os sites resolveram fazer blackouts, sair fora do ar ou colocar banners contra o SOPA.




E o Brasil? O movimento contra o SOPA ou PIPA (Protect Intellectual Property Act) no Brasil tem sido incentivado pelo João Carlos Caribé @caribe e hoje dia 18 de janeiro de 2012 é dia de protesto! Portanto se você não concorda com o movimento e quer uma internet LIVRE de censura, aqui vão algumas dicas e avatares pra você divulgar por aí!

A hashtag contra o SOPA é #SOPABlackoutBR
O ideal é ficar 12h fora do ar para que as pessoas sintam como seria horrível ficar sem acesso.








Aqui o link com mais informações sobre o #SOPAblackoutBR
Participe! Não queremos ver a internet censurada!
O [sub-estagiários apoia essa ideia!

Mais informações no @subestagiarios
e [sub-estagiários no Facebook. 

Um comentário:

  1. O movimento sopa vai acabar cm o gogle e outros sites que nos ajuda a fazer trabalhos escolares? E tbm com os sites de diversão como youtube e redes sociais se isso acontecer vai acabar com a nossa vida. Eu apoio stop movimento sopa :-(

    ResponderExcluir