domingo, 20 de julho de 2008

Entrevista temperada Com Limão

Isso mesmo! Assim como salada fresca, a entrevista a seguir foi temperada... Com Limão!
Calma, não é nenhum tipo de receita! Mas sim uma conversa com o designer Victor Vasques, idealizador do site "Com Limão" [aham aham, entendeu agora?]. Aqui ele fala sobre como concilia sua rotina de trabalho com o site, como surgiu o "Com Limão" e também [pela primeira vez em público] sobre a tentativa de plágio do portal Limão (do Estadão).
.
.
[Sub-Estagiários - Victor, com o que você trabalha? Como é a sua rotina de trabalho?
Victor - Sou designer por formação, graduado em Design com ênfase em marketing pela ESPM - SP e sempre trabalhei com design. Já tive algumas experiências na área gráfica, mas atualmente atuo na área digital, trabalhando no portal iG. Como trabalho na área de publicidade do portal e também com alguns novos produtos, meu dia-a-dia resume-se em reuniões de briefing, trabalhar em novas propostas de layout e produtos para o iG, sempre pensando em como diferenciar o produto não apenas no layout, mas em novas tecnologias e experiências para os usuários. Costumo navegar muito pela web e ficar sempre antenado nas novidades que estão acontecendo na rede mundial e suas tendências.

[Sub-E - Quando e como surgiu o "Com Limão"?
Victor - O "Com Limão" surgiu como um lugar onde eu reunia links interessantes para meus colegas de faculdade, porém no primeiro mês tive cerca de 200 acessos (eramos apenas 15 alunos na primeira turma de Design da ESPM), com isso decidi continuar postando.

[Sub-E - Quanto tempo no seu dia-a-dia você dedica ao "Com Limão"? Como você concilia o trabalho e o blog?
Victor - Atualmente eu respiro Com Limão. Dedico praticamente cada minuto livre com o blog, seja no trabalho ou nas horas livres a noite. Hoje conto com cerca de 8 colaboradores distribuidos por 5 países diferentes, ou seja, sempre temos alguma matéria ou artigo para ser publicado.

[Sub-E - Por que criar um blog? Qual o objetivo do "Com Limão"?
Victor - Um blog é interessante pois mostra que você "existe". Se o seu trabalho for bom, não é necessário mostrar apenas pelo portfolio. Criar um blog serve para mostrar o que você conhece como referência, o quanto está antenado nas novidades e nos seus valores. Outra oportunidade que o blog facilita é a criação de networking, pois você conhece muita gente nas mais diversas áreas. O grande objetivo do "Com Limão" é informar. Ele já nasceu com esse objetivo e se mantém até agora. Apesar de ter tornardo-se, o Com Limão é muito além de uma fonte de renda ou um portfólio, ele é a tradução da nossa paixão em informar e apresentar as novidades e novas tendências nas áreas de design, publicidade e tecnologia.

[Sub-E - Quantas pessoas acessam diariamente o "Com Limão"? Qual o diferencial do seu blog?
Victor - Hoje contamos com cerca de 10 mil acessos diários, mas já tivemos picos de aproximadamente 20 mil. Acredito que o nosso grande diferencial é a dedicação com a qualidade das matérias e a ética em escrever apenas aquilo que acreditamos ser relevante para os nossos leitores.

[Sub-E - O que um ótimo blog precisa ter? O que faz um blog ser ótimo?
Victor - Você chamar um blog de ótimo é um conceito muito subjetivo. Acredito que o bom blog é aquele que leva conteúdos relevantes para os seus leitores, sempre tendo cuidado com a autenticidade dos posts.

[Sub-E - Qual a relação do "Com Limão" com o "Limão" (do Estadão)?
Victor - O Com Limão não possui qualquer relação com o Estadão. Infelizmente o Limão, do Estadão, agiu de má fé ao criar uma área do site chamada "Com limão", mesmo sabendo que o nosso blog já era bem conhecido e o possuia um processo de marca em andamento. Uma procedimento simples ao criar uma marca nos dias atuais é, sem dúvidas, fazer uma pesquisa no Google. Caso eles tivessem feito isso saberiam que o www.comlimao.com é, e sempre foi, o primeiro resultado no google.

[Sub-E - Você acredita que o Estadão plagiou e está tentando registrar a marca "Com Limão" criada por você?
Victor - Acredito que eles estão agindo de má-fé ao tentar obter uma marca o qual eu trabalhei durante 5 anos. O que resultou em um blog com mais de 10 mil visitas diárias, principais resultados nas pesquisas do Google e pagerank 4. Se eles possuissem um pouco de ética, pelo menos tentariam entrar em um acordo, e não simplesmente tentar roubar a marca.

[Sub-E - O que você tem feito com relação a isso? Como está o processo de registro da marca "Com Limão"?
Victor - Infelizmente não posso dizer muito sobre o processo da marca, mas tenho alguns advogados cuidando do andamento legal e espero conseguir justiça. Não estou exigindo dinheiro deles, apenas quero minha marca, o qual tanto trabalhei para criar e fortalecer todos estes anos. Já não é a primeira vez que o Estadão entra em conflitos com blogs.

[Sub-E - Que dicas você daria para estudantes de comunicação?
Victor - Esteja sempre bem informado sobre tudo o que acontece na sua área e na atualidade. Leia livros (não precisa ser apenas livros didáticos, histórias alimentam o repertório e criatividade), jornais, site e blogs. Fique antenado com as novas mídias e conheça bem as mídias tradicionais. Resumindo? Nunca pare de estudar, pois na área de comunicação a sua maior ferramenta é a informação.
.
.
* Victor Vasques atualmente trabalha na área de publicidade do portal IG. Já realizou trabalhos para OMO, Dove, Sonho de Valsa, UOL, Itaú, TAM e Kibon.

2 comentários:

  1. Citei a entrevista lá no http://www.icecreamnow.com.br/2008/07/24/blogoteca-com-limao/

    ResponderExcluir
  2. Encontrei agora o blog de vocês! Gostei muito e é bom saber que há pessoas interessadas em aproveitar melhor o poder da internet para fins utéis!

    Em complemento ao assunto dessa entrevista, o nome Limão (do Estadão) veio em função da Ponte do Limão que fica em frente ao prédio do Estadão. Seria interessante vocês entrarem em contato com alguém do Limão para perguntar sobre isso, se houver interesse tenho o email do editor-chefe do Limão.

    Abraço!
    Matheus

    ResponderExcluir