sexta-feira, 26 de setembro de 2008

[Palestra] Propaganda, Ética e Responsabilidade


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Inconformada com muitas coisas que acontecem na área a publicitária, Ana Cláudia Govatto, mestre em comunicação social, na palestra de encerramento da Semana de Comunicação contou sobre como o conceito de responsabilidade social está mudando o mundo e como isso afeta a ética das empresas e a transparência de sua comunicação.
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Quem nunca viu um daqueles quadros com uma frase bonita revelando a missão e a filosofia da empresa? Mas apesar disso algumas empresas transferem a responsabilidade do consumo para o consumidor como se não tivessem nada a ver com ele e na propaganda não dão todas as informações que deveriam. Ser uma "empresa-cidadã" não é só investir em programas sociais, é ter o foco na pessoa, começando pelos seus funcionários.
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E nessa história toda qual é o papel social da propaganda? É respeitar os direitos do consumidor [CDC], respeitar o CONAR [Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária] e ter o objetivo de impactar positivamente o consumidor, isto é, se o produto anunciado atende aos padrões éticos e de qualidade e se a mensagem reflete os valores da empresa com transparência. Ou seja, nada de letrinhas miúdas, propaganda enganosa e coisas do tipo, daí quando você se incomodar com alguma propaganda pode reclamar, porque o responsável por punir é quem consume.
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É por isso que Ana Cláudia escolhe a dedo seus clientes, para que seu trabalho esteja em sintonia com seus valores. Viu como dá para ser um publicitário ético? E a exemplo da Natura aqui vai uma dica legal: "Comitê de Comunicação". É só reunir pessoas de todas as áreas da empresa, do gerente ao porteiro, e dar a peça publicitária para avaliação antes de ser veiculada então você corre menor risco de ofender alguém.
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Érica Lucile Barbosa

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