quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O significado das cores

Cores. São tantas e tão variadas que é difícil escolher uma. Depende do momento, do sentido que se quer dar. Como assim? Claro, as cores nos influenciam psicologicamente. O interessante é que elas são mais ligadas à emoção do que à forma. Por exemplo, se figuras coloridas forem apresentadas a um grupo de pessoas, vai ser mais fácil para elas lembrar das cores do que das formas daquelas figuras.

As marcas das empresas possuem a cor com o significado que eles querem passar aos consumidores. Como, por exemplo, em redes de fast-food onde as cores mais utilizadas são o vermelho e o amarelo [Mcdonalds, Burger King]. Cores fortes e quentes, que dão fome e ansiedade. Depois de um tempo, estas cores começam a trazer desconforto às pessoas, fazendo com que comam rápido e mais, e mais.

Já o azul, traz segurança, maturidade e credibilidade. Por isto marcas de carro normalmente são azuis [Ford, BMW, Volkswagen]. Azul também traz tranqüilidade e calma. Faz com que as pessoas se sintam bem. E, se combinado com o branco, dá a sensação de frescor. Te lembra algum blog muito louco?

O significado de algumas cores:

Vermelho:
Significa força, virilidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, cheia de vida e de agitação.
Ex: Amor, sangue, desejo, sexo, masculinidade, poder, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.

Laranja:
Transborda irradiação e expansão. Tem um poder hipnótico, porém é acolhedor, quente, íntimo.
Ex: Glória, vaidade, progresso, esplendor, outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.

Amarelo:
É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo. Remete ao calor e luz.
Ex: Riqueza, prosperidade, alegria, angústia, esperança, atenção, pureza (amarelo dourado), engano (amarelo carregado), infidelidade (amarelo limão).

Verde:
Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.
Ex: Esperança, futuro, floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade, saúde, tapete de jogos.

Azul:
Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.
Ex: Segurança, suavidade, lealdade, fidelidade, fé, virtude, frio, céu, mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.

Roxo:
Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder.
Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade, doença, receio.

Rosa:
É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.
Ex: Feminilidade, delicadeza.

Marrom:
Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.
Ex: Materialidade, severidade, constrangimento, gravidade, terra, outono, chocolate.

Cinza:
É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia ou desespero.
Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, tristeza, gravidade, austeridade, sabedoria.

Branco:
Simboliza essencialmente a pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.
Ex: Ordem, simplicidade, perfeição, frio, inocência, modéstia, timidez, calma, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.

Preto:
Solenidade. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
Ex: Silêncio, morte, noite, nobreza, pessimismo, luto, tristeza, terror, dor, ignorância, solidão.
.
.
[Da próxima vez que entrar no Mc, lembre: nada é por acaso!

[Para ver o papel das cores em mensagens subliminares ou então uma entrevista sobre identidade visual, é só clicar]

2 comentários:

  1. Parabéns pro povo do sub (aah gostou de 'sub'.. fala aí..).

    Só queria comentar.. que o blog está de parabéns já que além de toda a competência da equipe.. aidna usam o azul claro que de acordo com o post.. passa credibilidade.É isso.. continuem assim.

    Abraços, 'João'...

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Estou curtindo muito o site. Ja trabalho com design grafico mas ainda não fiz faculdade e aqui encontro muitas dicas legais.
    Continuem assim...

    Abraços

    ResponderExcluir