terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Marketing da desgraça

Não é só Santa Catarina que ficou alagada. Veneza, aquela cidade que é famosa pelos canais e barquinhos românticos, também acabou inundando. Na semana passada as águas subiram tanto que deixaram parte da cidade histórica 1 metro e 56 centímetros abaixo d'água.

Em meio a esta situação, eis que surge um maluco praticando Wakeboarding pela cidade [radical ham?]. Só que ele não era um cara qualquer e à toa, mas um atleta patrocinado pela Red Bull [oooh].



Ou seja, estourou na mídia com fotos bombando na internet [mesmo!] e até um vídeo descolado.



Agora você pode estar pensando: "nossa, que super radical", mas lembre que enquanto a galera estava isolada em suas casas alagadas, o cara "surfava" pela enchente pra promover uma marca. Pior, pense se isso tivesse sido feito em Santa Catarina [como disseram aqui] alguém acharia graça? [acho que não] Mas não pára por aí.

Lembra daquela enorme cratera em São Paulo? Pois bem. Eis que a Red Bull resolveu se aproveitar da grande cobertura que a mídia estava fazendo para distribuir suas bebidas para os bombeiros que trabalhavam no local. A idéia era mostrar o benefício energético do Red Bull para os bombeiros, e gerar buzz [lógico!].



[Mas mew, quem se aproveita da desgraça dos outros para fazer marketing???]

Ou seja, enquanto o povo chora pelas vítimas e bens perdidos, os caras emboscam para ganhar a mídia. Meio ousado [ou diria, cruel] não?

4 comentários:

  1. São essas atitudes que agregam valor negativa as marcas. Pena que poucos pensam á respeito.

    Parabéns pelo blog!

    Viste Publicidade de Salto Alto
    http://jkdesaltoalto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que essas atitudes gerem necessariamente um valor negativo nas marcas.O clima estava tenso por um acidente que não era "culpa de ninguém". Gostei da idéia, acho que deu pra "descontrair", ou no mínimo, fazer a marca ser lembrada.
    Mas minha cidade não foi alagada, então não sei neh...

    ResponderExcluir
  3. É cruel sim, mas é uma ótima sacada. Nós formadores de opinião, e publicitários, vamos deixar essa oportunidade passar??? Mts dizem: oportunistas, eu digo: espertos. Se vc não faz outro vai lá e faz. Não digo que tenha que ser a qualquer custo, mas nesses casos é aproveitar uma oportunidade. O que eu acho né...

    ResponderExcluir
  4. Infelismente hoje em dia cada um pensa em si proprio enquanto varias familias sofriam marcas queriam se consolidar em cima da desgraça dos outros.
    Parabens pelo Blog

    ResponderExcluir