quarta-feira, 4 de março de 2009

E agora, o que eu faço?

.

Agora que você já tem noções básicas sobre publicidade [ou propaganda?], surge a dúvida: Que que eu faço agora?

Por isso, vamos indicar algumas opções de áreas que você pode seguir dentro de uma agência de publicidade [fora as outras áreas além de agência]:

Opção 1 - Atendimento
A principal função do atendimento é fazer a comunicação entre o cliente e a agência. Eles são praticamente a "cara da agência" para o cliente. Assim, o atendimento tem que entender o que o cliente quer e passar da melhor forma para o resto da agência através do briefing. Sem dúvida, é o atendimento que segura o cliente na agência.
.
Opção 2 - Planejamento
Conhecer o mercado atual para elaborar um plano de comunicação é a idéia principal de um planejador. Objetivos, posicionamentos, ações e estratégias também fazem parte desta função.

Opção 3 - Mídia
Como atingir o público-alvo da forma mais eficaz possível? Esta é a missão do mídia. Ele seleciona os veículos de comunicação, negociando e comprando os espaços, quantidade e horários de inserções, por isso é a função que tem "o dinheiro do cliente nas mãos".
.

Opção 4 - Criação

Quem dá "vida" às idéias são os criativos [não que os outros da agência não sejam, mas eles são chamados assim]. Eles transformam o que estava no papel [entenda-se briefing] em arte visual [layouts, roteiros, identidades visuais, slogans, textos de spots e o que mais vier]. Os criativos são dividos em duas partes que trabalham em conjunto: diretores de arte [os que manjam estética e aqueles famosos programinhas de computador] e redatores [que escrevem os textos].

.

Enfim, seja lá qual for a área que você trabalhar, no momento você precisa saber apenas de uma coisa: você está abaixo de todos eles!

.

Um comentário:

  1. Não faz nada disso.. faz que nem eu, se forma e começa a viver de luz.. ahahaha ou se não vira hippie.. conhece um chileno, faz uns artesanatos bem bacana e sai pelo Brasil a fora vendendo por ai.. rsss ;D

    ResponderExcluir