segunda-feira, 2 de março de 2009

O Que é Publicidade e Propaganda? Tem Diferença?

Em parceria histórica, nossos repórteres especiais Robson Fonseca e Heloísa Zambianco (galera aqui do [Sub) foram às ruas da megalópole Artur Nogueira perguntar às pessoas a diferença entre publicidade e propaganda. [Veja o vídeo abaixo]



Esse assunto velho é, geralmente, uma das primeiras coisas que se aprende em uma faculdade de comunicação. Provavelmente, você será enrolado e levado a acreditar que nunca saberá ao certo explicar a complexidade do assunto, mas não se renda. A gente aqui do [Sub, vai dar uma força e esclarecer a tal diferença de um jeito que você nunca mais vai esquecer.

Propaganda é todo aquele lance ideológico, onde o que se vende é o estilo de vida, algo que mudará a opinião do consumidor, não necessariamente o produto (ou serviço).

Publicidade, é algo mais concreto, um apelo que aponta diretamente à compra e venda. O objetivo aqui é focar o produto e mostrar o que ele tem a oferecer de melhor.

Simples, né?
Na dúvida, decore. Pode ser bem útil.

2 comentários:

  1. Muito boa matéria, essa é uma dúvida que sempre estará presente em todos os lugares. Boa edição e trilha sonora! Parabéns pelo trabalho do sub. Totalmente excelente!

    abraço,
    andré (buzzineonline.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Você inverteu os significados. Quem tem 'os lances ideológicos' é a propaganda. Lembre-se aí então das propagandas de guerra, religiosas e políticas.
    “Publicidade é a criação e a veiculação de mensagens de vendas eficientes, para públicos selecionados”, define o renomado professor Don Schultz, da NorthWestern University, dos Estados Unidos.Propaganda é a criação e a propagação de mensagens ideológicas, políticas ou religiosas.

    No mundo todo, Publicidade é a comunicação para a geração de negócios e Propaganda é a comunicação voltada às idéias, política e à religião.

    ResponderExcluir