quarta-feira, 1 de julho de 2009

Todo Bom Jornalista Deveria Saber [e fazer]...



Neste semestre li o livro “O Que É Ser Jornalista” de Ricardo Noblat, um tremendo profissional que no decorrer da obra, mesclou a historia de sua carreira com o que de fato se deve ou não fazer para ser um jornalista de sucesso! [vale a pena ler]

O livro é meio grande e fala de muitas coisas, mas duas das lições que Noblat passou [ me chamaram a atenção] vou repartir com vocês agora:

1 - O jornalista deve escrever noticias como se conta histórias.

Esse profissional sempre deve estar com a cabeça aberta para histórias [notícias]. Elas estão em todos os lugares. Mas nunca devem ser procuradas dentro da redação. [As historias da redação sempre nasceram em outro lugar e já estão gastas.] Contar o que outros já contaram não é vantagem. Vantagem é encontrar, investigar e por fim, concretizar sozinho a “tal história”. Não se deixe enganar por aquelas noticias da internet, [se saiu na internet pelo menos uns pares de pessoas já souberam daquela noticia.] O bom e velho “furo” de reportagem nunca sai de moda.

O que você procura pode estar nas coisas simples. O jornalista tem mania de só querer escrever grandes casos, porém uma grande noticia pode estar ali na sua frente ou atrás de você.

Diga mais [Sem dizer demais]. Se você esta escrevendo uma história, vá ao fundo dela, descubra tudo! *Apenas tome cuidado com o tamanho da sua reportagem [por ser maior do que deve, ela pode ser cortada na hora da edição].

Uma idéia marcante: Sabe aquela frase que fica na cabeça do povo? É essa a frase que você deve descobrir para a sua reportagem “ficar”.

2 - Um bom jornalista consegue fazer tudo isso acima sem inventar nada. [se você preferir a palavra “mentir”, também serve]


Um bom jornalista jamais ignora os princípios de ética, principalmente quando diz respeito a enganar o povo e seus companheiros de trabalho. Se alguém descobrir que a notícia está sendo forjada, o nome do jornalista já era! [ não tem choro, nem vela, nem fita amarela]. Traduzindo: 4 anos de faculdade jogados na lata de lixo.

Um outro ponto que é muito discutido em salas de aula: afinal, o jornalista deve ou não ser imparcial? Noblat teve que sentir na pele para aprender. No começo da década de 90 ele tomou partido ao dar suas noticias sobre política apoiando Collor. [você já deve ter adivinhado] Com a mesma velocidade que Collor subiu à presidência ele caiu. E com ele todos os seus assessores. Boa parte deles eram jornalistas. Nunca apóie idéias. Seja sempre imparcial.

*Um bom jornalista é honesto com ele mesmo e com o povo.


Peter Erick Goldschmidt


Nenhum comentário:

Postar um comentário