sábado, 18 de julho de 2009

Morre Walter Cronkite


O jornalista americano Walter Cronkite, um dos âncoras de maior prestígio da TV, morreu nesta sexta-feira (17), aos 92 anos. Segundo a emissora CBS, a família informou que Cronkite lutava contra uma doença vascular no cérebro há sete meses.


Conhecido como “o homem mais confiável da América” e lembrado em diversas pesquisas como um dos jornalistas de maior credibilidade nos Estados Unidos. Ele apresentou telejornais na CBS entre os anos de 1962 e 1981.


Ícone do jornalismo americano, Cronkite foi também o responsável por informar os americanos sobre grandes fatos da história contemporânea, como a chegada do homem à Lua e a Guerra do Vietnã. Foi ele quem noticiou o assassinato do ativista dos direitos civis Martin Luther King, os distúrbios raciais e as manifestações contra a guerra, assim como o caso Watergate, que desencadeou na saída do poder do presidente Richard Nixon.


Cronkite foi considerado o expoente máximo de uma época na qual a figura do âncora acumulava salários milionários, determinava o noticiário emitindo opiniões, monopolizando os grandes eventos, além de influenciar muitos jornalistas de todo o mundo na forma de como um jornalista deve ser e agir.


No auge de seus 60 anos de carreira, Cronkite desempenhou um papel crucial na mudança da opinião pública americana sobre a guerra do Vietnã.


Sem paletó, com a manga da camisa dobrada, ele tomou o microfone para anunciar que JFK acabava de ser vítima de um atentado. Uma hora mais tarde, contendo as lágrimas, retirou os óculos de lentes grossas para anunciar ao país a morte de seu presidente.




Enquanto entram mais jornalistas desonestos, amargos e interesseiros, o mundo perto um jornalista em que confiava!


Lógico a noticia da morte de uma personalidade jornalística não vai ter uma repercussão mundial como foi a do Michael Jackson. Mas está aqui uma homenagem do [sub-estagiários para um dos MAIORES JORNALISTAS dos últimos tempos!


Peter Erick Goldschmidt

Um comentário: