segunda-feira, 16 de junho de 2008

Manual do Estagiário... quem, eu?

Sim, você... mero sub-estagiário, estudante de comunicação, que necessita desesperadamente de dicas secretas para se dar bem nesse mercado tão competitivo.
Que tal então alguns conselhos de um dos redatores mais premiados de toda a história do Anuário do Clube de Criação de São Paulo, com mais de 350 peças premiadas (incluindo 9 Leões de Ouro de Cannes)? Quem sabe alguém que já trabalhou em agências como DM9, Talent, AlmapBBDO e atualmente presidente da Mohallem Meirelles? Sim! Eu estou falando de... Eugênio Mohallem! Tcharan!!!
O "Manual do Estagiário" dá boas dicas (principalmente para os futuros estágios de criação) de forma bem humorada e realista, mesmo!
Quem quiser conferir, vá no CLUBEONLINE e divirta-se.
Como é meio grande, aqui vai a introdução, pra você sentir o gostinho... aproveite!

INTRODUÇÃO
Faço questão de ver portfólios de quem está começando em publicidade. Porque também já fui iniciante e um dia alguém teve saco para me atender. Tenho essa dívida coma profissão. Mas nesses anos todos já entrevistei todo tipo de maluco, de megalomaníaco, de desavisado, e posso garantir uma coisa: não é mole. Alguns candidatos se mostram tão perdidos quanto o tempo que a gente dedica a eles.
Só que de vez em quando aparece um talento real que faz todo o esforço valer a pena. E foi assim, analisando centenas de portfólios, em horários que muitos workaholics já estão de pijaminha, que percebi como os candidatos a estágio cometem erros bobos e desnecessários. Não é culpa deles. Publicidade é uma profissão diferente, que não se encaixa nas regras comuns do "como começar". Tem seus próprios macetes. Este Manual do Estagiário foi feito para ajudar quem está iniciando nessa área tão competitiva. É também, confesso, uma tentativa de melhorar os meus finais de expediente.
O Manual do Estagiário não tem a pretensão de ser um curso de redação, direção de arte, ou coisa parecida. É apenas um pequeno guia de etiqueta. Como se comportar à mesa - principalmente à mesa do Diretor de Criação.
Não tentei esgotar o assunto. Foi o que deu para escrever entre uma campanha e outra. Se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões, mande seu e-mail para mim. São apenas opiniões. Por favor, não acredite cegamente. Não leve ao pé da letra. Não transforme em dogmas. Existe a real possibilidade de que eu esteja enganado. Eu nunca fiz estágio.

Eugênio Mohallem, 1997.



__________________________________________________________________

Tirinha da vez:




2 comentários:

  1. beleza vc tah robando tds as minhas ideias...fala serio...
    soh pq sua net eh mais rapida?

    e a minha fika aki pifada..e eu nao sai do 1 post? fala serio!

    mancão!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. meu comentário pode até não ser inteligente....
    mas i dai????
    eu curti muito a idéia do manual do estagiaraio... que é uma coisa que nós estamos super vivendo...
    muito louca a idéia ( mesmo sendo copiada da loló)
    bjoo

    ResponderExcluir