segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mente sem fronteiras

Nada é por acaso. Absolutamente tudo na publicidade tem um significado. Ou vocês acham que o cliente aprova uma campanha só porque o slogan é legal e a arte bonita?

Como futuros publicitários, vamos analisar o que esta propaganda está realmente falando. Tempos atrás o slogan da TIM era “viver sem fronteiras”, agora é “você sem fronteiras”. Uma pequena mudança, mas que fez uma grande diferença. “Você” fala diretamente com o público, aproxima a empresa de seus consumidores.

O casal unido nos passa a sensação de proximidade, e o fato de terem usado pessoas de raças diferentes é um exemplo de quebra da “fronteira” preconceito. Mas porque uma mulher negra e um homem branco e não o contrário?

Reparem que a mulher tem o cabelo natural e veste cores que contrastam com sua pele, ela foge dos "padrões"[“liso e combinante”] e cria sua própria identidade. Faz diferença para a mulher saber que há várias formas de beleza, não para o homem, e isso não seria devidamente expressado da forma contrária.

O cenário é profundo, o cabelo e o olhar do garoto trazem um tom de liberdade, coragem e ousadia, as roupas têm um risco moderno e meio futurista, bate com a linha do Infitity Pós que é a ação atual.

Lembra do significado das cores? Neste caso, o azul é a cor do espírito e do pensamento, misturado ao preto, nesse contexto, ele é forte sem machucar, pede ação, mas de um jeito gostoso, aventura civilizada. O amarelo transmite calor, luz e descontração. Sendo uma cor quente traz otimismo, movimento e espontaneidade.

O trabalho que vocês podem ver resultou de muito estudo, pesquisa e atenção. O pessoal da criação não iria “sentir” ou adivinhar como deveria fazer. Partiu do que foi decidido no planejamento e a equipe só conseguiu trabalhar porque algum atendimento acompanhou todo o processo e passou as informações necessárias no briefing. [Relembre aqui as funções de uma agência]

Então, você que [ainda] não é publicitário, não fique com a idéia de que só precisa saber mexer no photoshop ou qualquer coisa do tipo, é preciso pesquisar muito e prestar atenção também nas aulas teóricas da faculdade para ser um profissional sem fronteiras.

Érica Lucile

Um comentário: