Buzz, Viral, Boca-a-boca, Guerrilha, Emboscada... Não é tudo marketing? Não é tudo a mesma coisa?
Ahmmm... Não.
São formas diferentes de marketing, são parecidas e até relacionadas às vezes, mas tem as suas diferenças.
Vamos apenas juntar tudo pra não se confundir (ou se confundir mais ainda).
Buzz Marketing é um evento ou atividade (ação) que gera publicidade, movimentação e informação ao consumidor. Algo grande e impressionante que faça as pessoas comentarem a respeito.
Marketing Viral é o envio ou divulgação de e-mail no formato de mensagem ou vídeo, que se espalha rapidamente entre os consumidores, como um vírus mesmo.
Marketing Boca-a-boca é a divisão de opiniões sobre determinado produto ou serviço entre dois ou mais consumidores, onde estes levam suas experiências para outros e assim por diante.
Marketing Viral é o envio ou divulgação de e-mail no formato de mensagem ou vídeo, que se espalha rapidamente entre os consumidores, como um vírus mesmo.
Marketing Boca-a-boca é a divisão de opiniões sobre determinado produto ou serviço entre dois ou mais consumidores, onde estes levam suas experiências para outros e assim por diante.
Marketing de Guerrilha é a utilização de formas não-convencionais para executar suas atividades de marketing, ou seja, divulgar de maneira diferente e a baixo custo.
Marketing de Emboscada é aproveitar um evento ou acontecimento onde tenha grande concentração de pessoas para divulgar a marca. Inserir a marca de uma forma não oficial, e sem custo de veiculação ou de aparição.
Aliás, todos estes citados acima não utilizam a mídia convencional, por isso, não há compra de mídia.
[E aí, ajudou ou atrapalhou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário